Detran-AM também entregou as primeiras CNHs do projeto “CNH Social”
O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), entregou, na quinta-feira (10/03), 500 kits de segurança para os mototaxistas da Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), como parte do projeto “Motociclista Legal”, e nove carteiras de habilitação para os selecionados pelo “CNH Social”. As iniciativas integram o programa “Detran Cidadão”, considerado o maior programa de inclusão social no trânsito do Amazonas.
De acordo com o titular do Detran-AM, Rodrigo de Sá, a ação desta quinta-feira foi apenas a primeira de duas etapas
“Aqui, nós entregamos cerca de 500 kits para os nossos motociclistas, nós temos mais 500 a serem entregues nos próximos dias. Nós entregamos as nove primeiras CNHs do projeto ‘CNH Social’, que foi com a oferta de 116 vagas nessa primeira etapa em Tefé. Agora em março, nós anunciaremos mais vagas aqui no município, a gente estima que mais de 200 vagas sejam oferecidas aqui. Então, o projeto vai ter continuidade, é um projeto estável, é um projeto de governo, o Governo do Estado através do Detran, em nome do governador Wilson Lima, vai dar continuidade a esse programa em todo o estado do Amazonas”, afirmou Rodrigo.
O projeto “Motociclista Legal” visa capacitar os mototaxistas do município que atuam sem a capacitação exigida em Lei. Atualmente, segundo o órgão municipal de trânsito de Tefé, mil mototaxistas possuem a concessão do município para trabalhar, mas nem todos estão aptos a receber os kits de segurança.
O mototaxista Francisco das Chagas Anaquiri, de 36 anos, foi contemplado nos dois projetos. Ele recebeu tanto o kit de segurança quanto a CNH.
“Quero primeiro agradecer a Deus por essas duas oportunidades. Primeiro, pelo curso gratuito de mototaxista que eu fiz pelo Detran e, agora, pelo capacete e colete que estou ganhando do Governo do Amazonas. Eu ainda fui abençoado com a seleção do ‘CNH Social’ e, hoje, também recebi minha CNH com a adição da categoria B. Agora, posso dirigir carro e moto”, comemorou o beneficiado.
Tefé possui quatro entidades que representam os mototaxistas: o Sindicato dos Mototaxistas de Tefé (Sidmoto), a Associação dos Mototaxistas Unidos de Tefé (Amut), a Associação dos Mototaxistas de Tefé (Assomot) e a Associação dos Mototaxistas Tefeenses (Tefeenses).
CNH Social
O Detran-AM também realizou a primeira entrega dos contemplados pelo projeto “CNH Social”, em Tefé. São nove condutores que foram beneficiados com o processo de adição de categoria.
Para o município, o Detran-AM selecionou, inicialmente, 116 pessoas para participarem do projeto. Desses, 11 compareceram para adição de categoria e 71 para tirar a primeira habilitação. Trinta e quatro pessoas não atenderam ao chamamento do Detran para tirar, gratuitamente, a CNH.
Os selecionados para o processo de adição de categoria já concluíram as etapas exigidas em Lei e nove estão aptos a receber a nova CNH. Os 71 selecionados para tirar a primeira CNH também já iniciaram as aulas teóricas, previstas pra se encerrar no próximo dia 14. Em seguida, os alunos serão submetidos a prova de legislação e os aprovados seguem para a fase prática do processo de habilitação.