Educadora concorreu com 10 professores de todo o Brasil
Com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, a professora Larissa Cristina dos Anjos, da Escola Estadual Cid Cabral, na zona norte de Manaus, conquistou o 6º lugar no concurso nacional “Conectando Boas Práticas (CBP)”. Representando o Amazonas, a educadora participou com o projeto “Vida aplicada na saúde mental dos alunos de uma escola da cidade de Manaus”.
Em seu projeto, Larissa trabalhou com estudantes do Ensino Médio, na disciplina de Projeto de Vida e Eletiva, que integra o Novo Ensino Médio (NEM). Ela conta que a iniciativa nasceu da necessidade de ajudar os alunos após a pandemia. Larissa concorreu com outros dez professores selecionados de todo o Brasil
“Muitos alunos estavam sofrendo de problemas mentais após a pandemia, como síndrome do pânico e ansiedade, então tivemos a necessidade de trabalhar esse projeto para melhorar as relações de todos. O projeto teve um impacto muito positivo em todos, tivemos auxílio de psicólogos nas práticas e, ao final, esperamos que com essa conquista o projeto seja replicado em outras escolas”, comenta a docente.
Práticas
Os estudantes de EE Cid Cabral foram estimulados com rodas de conversas com psicólogos, atividades em conjunto e dinâmicas focadas em gatilhos emocionais que desencadeiam ansiedade e depressão, para ajudar na saúde mental.
Ao fim de todo o processo realizado no projeto, os alunos escreveram cartas direcionadas para outros adolescentes que estejam sofrendo com esse problemas, a fim de replicar e ajudar mais pessoas.
Concurso Nacional
O “Conectando Boas Práticas” é uma iniciativa da rede Conectando Saberes, apoiada pela Fundação Lemann e secretarias de educação de todo o país, dentre elas, a Secretaria de Educação do Amazonas, com o objetivo de reunir iniciativas pedagógicas que tiveram um impacto positivo nas escolas em que foram colocadas em prática e valorizar o trabalho do educador.
O resultado do concurso foi disponibilizado no site oficial: www.cbp.conectandosaberes.org