Renomeada Centro de Documentação e Memória, antiga biblioteca da IOA conserva há 27 anos mais de 2 mil obras

FOTO: Winnetou Almeida

Bibliotecas possuem uma importante função social de prover conhecimento catalogado e preservar acervos bibliográficos de valor histórico. Neste sábado (09/04), Dia Nacional da Biblioteca, a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) presta homenagem a esses espaços culturais que disponibilizam pesquisa, ensino e aprendizado de forma física e on-line à população.

De universidades a arquivos públicos e privados, escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio, diversas instituições mantêm em suas dependências as bibliotecas. Na IOA, autarquia pública com 130 anos de existência, a antiga biblioteca, hoje renomeada Centro de Documentação e Memória (CDM), conserva há 27 anos um vasto acervo com mais de 2 mil obras.

O conteúdo bibliográfico inclui 1.121 livros de autores nacionais e regionais, 468 periódicos diversos, 527 enciclopédias e 602 obras reproduzidas e impressas na autarquia, além de Diários Oficiais antigos e revistas jurídicas.

Dia do Livro – Atualmente, o acervo da biblioteca da IOA está indisponível ao público: apenas consultas e pesquisas de edições antigas dos Diários Oficiais podem ser feitas via pré-agendamento, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos, pelo e-mail cdm@imprensaoficial.am.gov.br ou pelo telefone (92) 2101-7517.

Entretanto, uma iniciativa a ser realizada pela Imprensa Oficial do Amazonas ainda neste mês, em alusão ao Dia Mundial do Livro (23 de abril), vai levar parte dos livros alocados da biblioteca da IOA para mais perto da população amazonense.

A ação, segundo a coordenadora do CDM, Kethlen Perdigão, será uma campanha que envolve incentivo à leitura e doação de livros, desde conteúdo infanto-juvenil a romances e obras científicas. “Vamos fazer uma parceria com um shopping da capital e levar muitos livros e obras literárias da nossa biblioteca para a população”, antecipa.

Doação de livros – A Imprensa Oficial do Amazonas, via CDM, já vem promovendo ações de incentivo à leitura e doação de livros para diversas iniciativas literárias no estado.

No último ano, foram doados mais de 700 livros da biblioteca da IOA, incluindo 340 exemplares para a biblioteca da Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e 387 livros para uma campanha literária da Prefeitura de Manaus.