O curso foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deu apoio ao Curso de Capacitação de Brigadista Florestal, por meio do Centro Multifuncional (CMF) do órgão em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas, durante toda a última semana.


O curso reuniu 20 participantes, e teve o objetivo de formar brigadistas florestais para atuarem na prevenção e combate a incêndios florestais no município de Parintins. A capacitação faz parte do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta no Amazonas (Profloram), com parceria da Prefeitura de Parintins e Banco Alemão de Desenvolvimento KFW.

Os instrutores, tenente Romildo Ribeiro e o subtenente Nélios de Oliveira, ficaram otimistas com a nova turma de brigadistas e esperam com isso poder minimizar as queimadas que ocorrem no período de estiagem, no município. Eles comentaram ainda que, devido aos focos de queimadas aumentarem também no baixo Amazonas, se fez necessário a formação dessa turma em Parintins e outra em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus).


Segundo o tenente Romildo, os novos brigadistas atuarão tanto no combate aos incêndios nas florestas, quanto na sua prevenção. “Esses brigadistas serão destacados para trabalhar a parte da prevenção, com campanhas de educação, para que a gente evite, no futuro, estar trabalhando para apagar incêndio nas florestas”, pontuou o tenente.


Os alunos atuarão no município, de junho a novembro, com campanhas de prevenção às queimadas, tanto na área urbana quanto na área rural.


Curso


O curso teve como conteúdo programático a Teoria geral dos incêndios florestais; marchas e estacionamento; equipamentos, fardos e ferramentas de combate a incêndios florestais; prevenção contra incêndios florestais; primeiros socorros nas operações florestais; técnicas e táticas de combate a incêndio florestal – TTCIF; e orientação/navegação com GPS.


Centros Multifuncionais


Os Centros Multifuncionais do Ipaam estão inseridos no Profloram, com cooperação financeira Alemã, onde são realizados serviços de protocolo, acompanhamento de processo, informações de procedimentos de licenciamento ambiental.


Outras funções dos CMFs são articular e integrar os órgãos estaduais envolvidos na gestão ambiental; apoiar o processo de desconcentração; promover a cooperação intensiva e articulada entre instituições e ações de gestão e controle ambiental; articular e integrar os instrumentos de gestão ambiental nos municípios do interior do Amazonas.


Atua também apoiando as atividades do Ipaam sede nas ações de fiscalização, monitoramento, vistorias para licenciamento e educação ambiental e da Sedema de Parintins.


Seus serviços de atendimento vão além de Parintins chegando aos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus) e Nhamundá (distante 383 quilômetros de Manaus). Ainda existem outros três CMFs, em Boca do Acre, Humaitá e Apuí.