Covid-19: Amazonas segue na fase laranja e FVS-RCP alerta para ampliação da vacinação contra a doença

Novo boletim epidemiológico foi divulgado nesta sexta-feira (15/07)

O Amazonas segue na fase laranja (risco moderado) para a transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, com manutenção da alta positividade para a infecção, da média diária de casos confirmados (de 168 para 655 casos), nos últimos 14 dias (29 de junho a 12 de julho).

A análise está disponível no mais novo boletim epidemiológico da Covid-19, edição nº 8, destacando o período de 14 dias (29 de junho a 12 de julho). O documento também inclui o cenário de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amazonas e está disponível em: https://bit.ly/3o8Yeyc.

Diante do cenário, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta para a importância das prefeituras municipais atuarem na ampliação da cobertura vacinal de esquema primário (primeira e segunda doses) e de 1ª dose de reforço (conhecida popularmente como 3ª dose).

O boletim destaca, ainda, a importância de haver contínua oferta de exames diagnósticos nas unidades de saúde e pontos estratégicos. A FVS-RCP, em conjunto com a SES-AM, acrescenta que segue monitorando diariamente os indicadores da Covid-19. E seguirá alertando diante de qualquer sinal