O estado aparece em segundo lugar no ranking com maior retorno financeiro nos dias de exposição.
O artesanato amazonense do Amazonas foi destaque em número de vendas na 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que aconteceu entre os dias 6 a 17 de julho, na cidade de Olinda (PE). Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, o evento recebeu profissionais de todos os estados do Brasil.
A participação dos artesãos amazonenses no evento foi organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).
De acordo com dados divulgados pela organização da feira, o Amazonas aparece em segundo lugar na lista dos estados com maior retorno financeiro durante os doze dias de exposição. No total, mais de 5,2 mil peças foram comercializadas e os artesãos amazonenses tiveram uma arrecadação de R$ 358.057 mil em vendas em relação aos R$ 412.706 do primeiro colocado, de Pernambuco.
O número de encomendas também foi expressivo, com mais de 900 peças que devem se entregues futuramente aos compradores, rendendo um lucro equivalente a R$ 111.000. Somado ao número de vendas, o valor geral arrecadado pelos profissionais do estado, chega a marca de R$ 469.057. O primeiro lugar obteve faturamento de R$ 532.317 .
Durante os dias de evento, profissionais do artesanato tiveram a oportunidade de expor e vender diversas peças como ecojoias; biojoias; cestarias, entre outros produtos confeccionados à mão. De acordo com o titular da Setemp, André Mota, participar desse momento é muito importante para a geração de emprego e renda do estado:
“O Governo do Amazonas e a Setemp estão sempre atuando para dar continuidade a esse trabalho tão importante para os profissionais que vivem do artesanato, sendo nosso dever olhar com mais atenção para esse público, garantindo total suporte e apoio na produção e divulgação de seus trabalhos”, disse.
Fenearte
A feira tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimulando o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.