Evento traz oficinas, palestras e espetáculos em diferentes locais de Manaus

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A 12ª edição do Festival Amazonas de Dança inicia nesta sexta-feira (30/08), às 20h, no Teatro Amazonas, marcando mais um capítulo na história da dança no estado. A noite de abertura será marcada por homenagens a dois artistas que contribuíram significativamente para o fortalecimento e a profissionalização da dança na região: Francis Baiardi, que fará uma apresentação oficial, e Jorge França, mais conhecido como Bboy Jorge Queixão, em homenagem póstuma.

Após as homenagens, o público poderá assistir ao espetáculo Mundo da Razão Presente, coreografado por Ricardo Risuenho e apresentado pelo Corpo de Dança do Amazonas (CDA), prometendo encantar com sua profundidade e inovação.

Segundo Bianca Alencar, membro da comissão organizadora, o festival deste ano traz uma grande inovação: a inclusão da categoria “Dança e Tecnologia”. “Estamos buscando dar espaço aos artistas que trabalham com vídeo dança, colocando em cena as diversas linguagens, estilos, corpos e possibilidades que a dança pode oferecer”, destaca.

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Festival Amazonas de Dança, que já é um marco cultural do estado, vai além das apresentações no Teatro Amazonas. A programação inclui oficinas, palestras e apresentações em locais variados, como escolas públicas, o Impact Hub e o Icbeu.

As oficinas e palestras, que ocorrerão principalmente à tarde, são vistas como uma oportunidade crucial de aprendizado e troca entre artistas, estudantes e entusiastas da dança.

“A programação é bem ecletica tanto nos locais quanto nas atividades oferecidas. Nosso objetivo é fortalecer o fazer artístico e profissional na área da dança, além de promover o acesso à cultura e formar novos públicos”, complementa Bianca.

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A programação do 12° Festival Amazonas de Dança segue repleta de atividades até o dia 4 de setembro. No dia 31 de agosto, acontecem oficinas no Levé Studio de Dança, no CECF Pe. Pedro Vignola, e apresentações no Teatro Amazonas, incluindo “Angelim Vermelho” por Francis Baiardi, “O Lado de Flora” por Canon Cia e “As taberneiras” por Amanda Pinto.

No dia 1 de setembro, o R2 Studio de Dança recebe oficinas de Dança Contemporânea e, no Teatro Amazonas, o público poderá assistir aos espetáculos “A Volta do Anzol” por Lígia dos Santos, “Orí” por Eduardo Cunha, e “La Bayadere e o Amor Sagrado” por Kaio Gomes.

No dia 2 de setembro, atividades ocorrem no CETI Gilberto Mestrinho, Gravium Studio de Dança, Icbeu e Teatro Amazonas, com destaque para o espetáculo “Vida sem Rosto” por Antônio Magno e “Uma História de Amor e Luta pela Liberdade – Anita Garibaldi” pelo C.P. Folclórica Rancho Manauara.

No dia 3 de setembro, a Escola Estadual Bom Pastor, Espaço Flow e Impact Hub serão os palcos de oficinas e apresentações como “Emaranhar” por Luiza Pinto e “Meu Breu” por Lucas Alves.

A programação se encerra no dia 4 de setembro, com atividades no Studio de Dança Patrícia Marques, Escola Estadual Senador Petrônio Portela e Largo São Sebastião, incluindo o espetáculo “Um Cortejo de Acalanto” por Karla Andressa, “Transfiguração” por Vanderlan e a festa de encerramento às 21h.

Para mais informações quanto a horários e programações do festival acompanhe o instagram da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: @culturadoam

O Festival Amazonas de Dança, mais uma vez, se reafirma como um evento de extrema importância, não apenas para os profissionais da área, mas para toda a comunidade, oferecendo uma imersão no mundo da dança e suas múltiplas formas de expressão.

Foto: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Programação de Abertura – 30 de agosto:

19h30: Comunidade Axé no Hall do Teatro Amazonas

20h: Apresentação de Boas-Vindas pela Organização

20h15: Homenagem aos Artistas

20h45: Espetáculo “Sodade” pela Panorando Cia e Produtora (Classificação Livre)

21h30: Espetáculo “Mundo da Razão Presente” pelo Corpo de Dança do Amazonas – CDA (Classificação Livre)