Ação abrangeu 120 beneficiados presencialmente e irá atender mais 180 em entregas domiciliares


Ter uma cadeira de rodas adaptada e que suprisse sua rotina do dia a dia era tudo que Celeste Oliveira, de 46 anos, pedia em suas orações. E na quarta-feira (12/02), na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Marcantonio Vilaça I, ela realizou seu desejo por meio do programa “Inclusão sobre Rodas”, do Governo do Amazonas.
“Eu estava precisando, pois a minha antiga estava bem gasta já. Estou muito feliz, porque eu fiz todo o processo da entrada, levei os documentos e hoje foi o grande dia dessa bênção chegar. Para mim é motivo de alegria, porque a gente sabe que pode contar com o Governo nessas horas que estamos precisando”, pontuou.

Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc
Celeste foi uma dos 120 beneficiados pela ação do governador Wilson Lima, que está cumprindo a meta de zerar a fila de espera pela doação de cadeiras de rodas para pessoas com deficiência (PcD) e em vulnerabilidade social. Durante o evento ele ainda reforçou o compromisso do Estado com o programa.
“Nós estamos com esse programa de ‘Inclusão sobre Rodas’ para zerar a fila de cadeira de rodas no Amazonas, essa é a nossa meta até o final do ano. Só hoje estamos entregando 120 cadeiras. A partir de amanhã, outras 180 começarão a ser entregues. E outras 500 cadeiras estão sendo adquiridas para continuar esse processo de distribuição e de entrega para essas pessoas”, complementou o governador.

Foto: Lincoln Ferreira e Ygson França/Sejusc
Coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o programa entrega cadeiras do tipo universal, para banho e postural, de acordo com a especificação fornecida pelo solicitante. Ao todo, serão 300 cadeiras entregues até o fim do mês, com as 180 entregues nas casas dos solicitantes.
Segundo a secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, o foco do programa é atender a população da capital e seguir com as demandas para o interior.
“É muito importante ressaltar que não é um programa de capital. Com certeza, agora no decorrer dos próximos meses do governador, nas suas viagens ao interior, a equipe da Sejusc e da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência irão levar as cadeiras de rodas e zerar a fila também nos municípios”, relatou.


Sobre o programa
Regido pelo decreto 50.836, de 6 de dezembro de 2024, do governador Wilson Lima, o ‘Inclusão sobre Rodas’ destina às pessoas em vulnerabilidade social cadeiras de rodas adquiridas com investimentos de R$ 1,9 milhão do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Para solicitar, é necessário ir de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Sejusc, na rua Bento Maciel, nº 2, Conjunto Celetramazon, Adrianópolis. O acesso também é possível com preenchimento de formulário pelo site www.sejusc.am.gov.br, compartilhando os documentos necessários pelo link.