A empresa Karu Amazon, com foco em produtos regionais defumados, recebeu o registro de número 232 – FOTOS: Herick Pereira/Secom

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) certificou, nesta quinta-feira (05/11), mais um estabelecimento registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que atesta o cumprimento das diretrizes da legislação sanitária na produção e beneficiamento dos alimentos de origem animal. A empresa Karu Amazon, com foco em produtos regionais defumados, recebeu o registro de número 232.

Localizada no bairro Crespo, zona sul de Manaus, a unidade de beneficiamento inicia as atividades com aproximadamente 30 produtos, entre molhos e pescado (pirarucu e tambaqui) defumados. O local inaugura com quatro funcionários e capacidade de produção de até uma tonelada por dia. O sócio do empreendimento, Glauco Luzeiros, explicou que, nesse primeiro momento, a previsão é produzir em torno de 200 a 500 quilos por semana.

Além de gerar empregos, o estabelecimento movimenta a economia local ao adquirir matéria-prima de produtores amazonenses. Os peixes são de frigoríficos registrados na Adaf, e a serragem utilizada na defumação é de uma empresa de Itacoatiara que trabalha com madeira certificada.

“Foi uma orientação da Adaf com relação a essa questão que a gente tem toda a cadeia dos produtos de origem certificada, com todos os procedimentos que a lei impõe a essa atividade”, destacou Luzeiros.

Com contatos para distribuir a produção em restaurantes, empórios e, futuramente, por comércio eletrônico, a Karu Amazon vai comercializar, entre outras iguarias, bacon, crispy e medalhão de pirarucu, banda, filé e costela com lombo de tambaqui, além de molhos especiais.

Todos os produtos são defumados e, segundo Glauco, resultaram de cerca de um ano de experimentos gastronômicos elaborados por um chef de cozinha. O empreendedor afirmou que a comercialização local é o primeiro passo de um projeto que visa, futuramente, aos mercados nacional e internacional.

O diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo, destacou a importância da regularização dos estabelecimentos de produtos de origem animal junto aos órgãos de inspeção, seja ela no âmbito municipal, estadual ou federal, e a valorização dos produtos regionais impulsionada por esse trabalho.

“Estamos aqui assegurando, com a implantação do Serviço Estadual da Adaf, a qualidade higienicossanitária do produto que estará sendo comercializado nas redes de supermercados. E um ponto muito importante é a valorização do produto regional, do tambaqui, do nosso pirarucu, fazendo beneficiamento, se apresentando como uma excelente alternativa econômica para a sociedade amazonense e, principalmente, sabendo que vai adquirir um produto seguro do ponto de vista sanitário”, concluiu.