Empreendimento é o sétimo no Amazonas a obter o status que permite a comercialização de produtos para todo o País
A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) certificou, neste sábado (19/10), o sétimo empreendimento de beneficiamento de produtos de origem animal junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A partir deste reconhecimento, o Frigonorte Comércio Atacadista de Pescado Ltda está apto a comercializar produtos para todo o Brasil.
A entrega do certificado aconteceu na sede do empreendimento, localizado no bairro Educandos, na zona sul de Manaus. A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da autarquia, José Omena, e da gerente em exercício de inspeção de produtos de origem animal (Gipoa/Adaf), Jade de Lima.
O Frigonorte tem capacidade para beneficiar até quatro toneladas de pescado tratado por dia. Dentre os itens disponibilizados pelo estabelecimento ao mercado estão: peixe congelado em postas, peixe congelado em banda, peixe congelado espalmado, peixe congelado cortado em pedaços, carne moída congelada de peixe, peixe salgado seco e peixe salgado.
O diretor-presidente da Adaf, José Omena, destaca que a certificação de mais uma empresa amazonense junto ao Sisbi-POA é uma vitória para todo o Amazonas. “Seguimos o entendimento do governador Wilson Lima, de que quando uma empresa do Amazonas obtém autorização para levar os produtos produzidos daqui para outros Estados, a população local ganha com a visibilidade do nosso potencial, com a geração de renda e emprego.”, comemorou.
Para o proprietário da sétima empresa amazonense certificada com o Sisbi-POA, no Amazonas, José Erivaldo do Vale – o Sarará – a expansão do alcance dos produtos para outras unidades da federação deverá impulsionar os negócios e fomentar o crescimento da empresa.
Sisbi-POA
A Adaf obteve a equiparação do Serviço de Inspeção Estadual (SIE-AM) ao Sisbi-POA, em dezembro de 2021, após dois anos de tratativas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A equiparação foi publicada no dia 9 de dezembro de 2021, no Diário Oficial da União (DOU) e buscou harmonizar e padronizar os procedimentos de inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal em todo o país.
Estabelecimentos interessados em dar entrada no processo de adesão ao Sisbi-POA devem acessar o Ofício Circular nº 002/2022, disponível no site da Adaf, que detalha o processo de requerimento.
O Sisbi-POA contribui para a oferta de alimentos saudáveis aos consumidores; possibilita maior inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado formal; fortalece os municípios, abrindo espaço para integração e incentivando o desenvolvimento local e dos territórios; e promove a integração entre os serviços de inspeção federal, estadual e municipal, reduzindo o comércio de produtos clandestinos.