Em parceria com a unidade local do Idam, prática foi voltada a produtores que atuam na Feira da ADS do município
Visando aperfeiçoar o modo de preparo da farinha fabricada por produtores rurais, a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) realizou, na terça e quarta-feira (19 e 20/07), o curso “Boas Práticas de Fabricação de Farinha de Mandioca”, na comunidade Paraizinho Rio Madeira, no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus).
O curso integra as metas da agência, que tem por objetivo atuar como agente catalisador entre o produtor rural e o mercado consumidor, garantindo um produto de qualidade, além da geração de emprego e renda.
“O curso visa melhorar a qualidade da farinha de mandioca e seus subprodutos, aprimorando a renda dos agricultores familiares”, ressaltou a instrutora da atividade, Rosângela Meirelles, técnica da ADS.
A ação,realizada em parceria com a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), teve duração total de 16 horas de aula. Ao todo, participaram da programação 15 fornecedores de farinha. Essa foi a primeira vez que o curso foi realizado na região.
“Todos os alunos desta primeira edição do curso realizado aqui atuam na feira de produtos regionais da ADS. A ação foi um incentivo para que os produtores tivessem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o trabalho que eles já executam. Com isso, as duas pontas se beneficiam: os produtores produzem um alimento mais saudável e com qualidade mais elevada; e os consumidores adquirem alimentos mais saudáveis”, relatou Rosângela.