A cabeleireira Viviane Corrêa, juntamente com seu marido Dene Souza, compareceu ao Governo Presente, o casal concluirá o Ensino Médio
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A 15ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (21/09), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, na zona norte de Manaus, será um marco na vida de mais 30 pessoas que compareceram, hoje, na ação e agendaram suas provas para o “Provão Eletrônico”. A iniciativa visa estimular jovens e adultos a concluírem seus estudos tanto do Ensino Fundamental, quanto do Médio. Até agora, por meio do Governo Presente, mais de 200 pessoas já realizaram seus agendamentos.
Para a cabeleireira Viviane Corrêa, 45, a decisão de ir até o espaço da Secretaria de Educação no Governo Presente, e se inscrever para o Provão Eletrônico, partiu da necessidade de fazer alguns cursos dentro de sua área de atuação que exigem o certificado do Ensino Médio.
“Entrei em contato com a secretaria e eles disseram que tinham encerrado as inscrições, mas aí disseram ‘você tem uma oportunidade, vai ter uma ação social nessa escola’. Eu disse, então – agora é minha vez, minha chance de terminar meu Ensino Médio. Vim aqui hoje e consegui me inscrever”, declarou a cabeleireira.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Viviane não embarcou na jornada para terminar os estudos sozinha, a trabalhadora autônoma incentivou o marido, Dene Heverton Souza, 50, a também se inscrever para o Provão Eletrônico e finalizar o Ensino Médio.
“Por meio dessa ação, junto com a minha esposa, ela me dando uma força, decidi concluir meus estudos. Graças a essa ação, estou podendo realizar esse sonho. E que sirva de incentivo a outras pessoas que tenham a minha idade, estou com 50 anos, e daqui a cinco anos eu pretendo ingressar numa faculdade”, declarou o motorista de ônibus.
A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, parabenizou o casal pela iniciativa e falou sobre a importância do trabalho de orientação que os servidores da secretaria têm feito durante o Governo Presente.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Eles decidiram juntos retomar os seus estudos e nós estamos muito felizes de poder tê-los aqui, com essa vontade de estudar, com essa vontade de dar continuidade aos estudos. Essa atitude é muito importante, é um exemplo para os filhos, para a família, para os vizinhos. E contem com a Secretaria de Educação nesse processo”, finalizou a secretária.
Educação Presente
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar já soma mais de 1,7 mil atendimentos no Governo Presente. Na edição deste sábado, mais de 150 populares foram beneficiados com orientações e serviços oferecidos pela secretaria.
Além das inscrições para o Provão Eletrônico, realizadas pela Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), os populares também contam com o auxílio do “Seduc Atende” para tirar dúvidas sobre o programa do Governo Federal Pé-de-Meia e ter acesso a orientações quanto a emissão de certificados escolares e agendamentos de serviços.
Outros Atendimentos
Conforme a gerente da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), que contempla a Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp), Aldenilse Silva, os atendimentos da Casp durante o Governo Presente são relevantes para que a comunidade escolar se sinta ouvida e acolhida.
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“É importante lembrar que, no Governo Presente, nós estamos para auxiliar, para ajudar, para fazer a escuta, para atender e prestar qualquer esclarecimento em relação à saúde mental e o que é possível fazer para que a gente tenha uma saúde emocional positiva. Estamos à disposição de toda comunidade escolar”, afirmou a gerente.
No Governo Presente também marcaram presença o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) e a Comissão Permanente de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual (Ceams), trazendo orientações e direcionando os populares em caso de denúncias.