Trabalhar com sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, principalmente, com a possibilidade de misturar conhecimento de dinheiro, movimentação do dia a dia e diversão. Esta foi a alternativa adotada pela professora Ray Neves, da Escola Estadual (EE) Professor Benício Leão, localizada na zona sul de Manaus, que promoveu simulações de vendas e compras com os estudantes.
“No dia a dia, alguns alunos já vão nos pequenos comércios fazer compras para as mães e fazem cálculos de adição, subtração e divisão, utilizando o dinheiro. Por isso, ter noção de troco em situações reais da vida são essenciais para unir a aprendizagem com a prática de cálculos”, conta Ray Neves.
Participaram da atividade os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, que, por meio de vídeos enviados para a docente, demonstraram na prática conteúdos como soma e subtração. Os estudantes simulam um bazar, compram vários objetos e calculam o troco e o total das compras de maneira divertida.
Outro benefício que a prática proporciona é saber como as crianças lidam com as situações que envolvem, nesse caso, o campo aditivo: a adição e a subtração.
“Realizei a atividade sobre o sistema monetário e amei, pois aprendi a reconhecer as cédulas e a somar e subtrair o troco quando vou ao comércio”, destacou a aluna Ester Nunes, do 3º ano.