Os alunos terão oportunidade de aplicarem na prática, técnicas e conceitos aprendidos durante o curso de formação
Foto: Divulgação/PMAM
O grupo de 1 mil alunos-soldados do Curso de Formação de Soldado (CFSD) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), iniciou, na manhã desta terça-feira (10/09), o estágio operacional supervisionado nas ruas de Manaus. Nesta fase, os futuros policiais militares serão acompanhados por policiais mais antigos e experientes da corporação e terão a oportunidade de vivenciar, na prática, técnicas de patrulhamento, abordagem e atendimento ao público com foco na preservação da ordem e segurança pública.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, os efetivos de alunos-soldados serão empregados em ações de presença e patrulhamento a pé e motorizado.
“Neste primeiro momento, nós vamos utilizar a estratégia de policiamento de presença, colocando-os em duplas ou em patrulhas policiais a pé reforçando o patrulhamento ostensivo em todas as zonas da cidade. No segundo momento, vamos atuar com eles no patrulhamento motorizado. Temos à disposição 50 viaturas que já estão sendo preparadas para que a gente faça ação presença e abordagem em locais considerados críticos”, explicou.
O estágio operacional supervisionado possui término previsto para dezembro deste ano. Durante este período de três meses, os alunos soldados serão acompanhados por gestores operacionais dos Comandos de Policiamento das Áreas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-sul e Centro-oeste. Eles irão cumprir escalas de policiamento de segunda a sábado.
Foto: Divulgação/PMAM
Concurso
Os novos policiais militares fazem parte do grupo aprovado no concurso público realizado pelo Governo do Amazonas em 2022. O evento de apresentação dos alunos soldados também marcou o anúncio de dar seguimento aos trâmites para o chamamento de mais mil aprovados no certame da Polícia Militar do Amazonas.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.