Os resultados da capital e do interior refletem os investimentos do programa Amazonas Mais Seguro


O mês de março terminou com queda de 51,6% nos crimes de homicídio em Manaus, comparado com março de 2024, de acordo com dados preliminares divulgados, nesta quinta-feira (03/04), pela Secretaria de Estado de Segurança do Amazonas (SSP-AM). Em todo o Amazonas, a redução foi de 50%.
O resultado reflete as ações e as iniciativas coordenadas pelo governador Wilson Lima, com os investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.
“O Amazonas apresenta números históricos, mostrando uma melhora na segurança pública. Isso mostra que o investimento do Governo do Estado no trabalho das polícias vem transformando o Amazonas em um lugar mais seguro para se viver”, disse o governador Wilson Lima.
Resultados do trimestre


Em Manaus, o número de homicídios no primeiro trimestre de 2025 teve redução de 42%, na comparação com o primeiro trimestre de 2024.
O secretário da SSP-AM, Vinicius Almeida, destacou a importância dos investimentos realizados na gestão do governador Wilson Lima no combate à criminalidade.
“O que estamos vendo é o resultado de toda um planejamento em investimento realizado pelo governador Wilson Lima, que não tem poupado esforços para proporcionar mais segurança à nossa população. Temos o concurso público, que tem fortalecido as nossas tropas; investimentos em estrutura náutica como lanchas blindadas, as nossas bases fluviais, e o empenho das nossas polícias Militar, Civil e Científica, e do Corpo de Bombeiros. Esses resultados refletem o trabalho dessa equipe, que segue fortemente para que esses números reduzam ainda mais”, afirmou o secretário da SSP-AM.

FOTO: Alex Pazuello | Arthur Castro | Mauro Neto/Secom
Interior
No interior, a redução no número de homicídios nos três primeiros meses deste ano foi de 25%, segundo o balanço da Secretaria de Segurança.
Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio de um conjunto de investimentos do programa Amazonas Mais Seguro, já destinou R$ 1,16 bilhão ao reforço na Segurança Pública do Estado.

FOTO: Alex Pazuello | Arthur Castro | Mauro Neto/Secom
Além da implantação das bases fluviais, que são fundamentais para a segurança no interior, o governador Wilson Lima também ampliou o efetivo das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), por meio da realização de concursos públicos, convocações e treinamentos de novos policiais. Ao todo, o programa Amazonas Mais Seguro já convocou 2,8 mil aprovados no concurso público de 2022.