Governo do Estado reformou unidades na sede de Manacapuru e em duas comunidades rurais do município

Três unidades de ensino 100% revitalizadas e um laboratório de robótica foram entregues pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto na calha do Baixo Solimões, na quinta-feira (13/10). Além da área urbana de Manacapuru, as comunidades rurais do Repartimento do Tuiué e Caviana, agora integram a lista de escolas beneficiadas com as intervenções do Governo do Estado, como o pacote de revitalização das escolas estaduais do Amazonas, e ainda com as ações do projeto “Fazer para Aprender”, que integra o programa Educa+Amazonas.

Na comunidade Tuiué, a Escola Estadual Gilberto Mestrinho foi entregue totalmente revitalizada para a comunidade escolar. Já na comunidade Vila Rica de Caviana, a EE Januário Santana, já desfruta dos benefícios de uma estrutura recuperada, que contribui para o crescimento dos estudantes.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, pontuou o dia de ações em Manacapuru, como um marco da educação no município.

“Estamos ultrapassando as 410 unidades escolares revitalizadas. Me sinto muito honrada em fazer parte de um marco da educação no Amazonas, em muitas escolas que passamos, ouvimos que muitas estavam há cinco, 10, 20 anos sem qualquer intervenção, logo, poder acompanhar de perto mudanças como estas mostram o olhar carinhoso que o Governo do Estado tem com a nossa educação”, enfatizou.

Há mais de cinco anos sem receber quaisquer obras de reforma, a EE Joaquim de Souza Coelho recebeu obras de infraestrutura em toda sua área, como a manutenção geral no telhado, troca das calhas, podagem, pintura interna e externa.

A gestora da unidade, Maria Iara do Nascimento, conta como uma estrutura revitalizada pode contribuir para o aprendizado dos estudantes.

“O meu sentimento é de gratidão, de felicidade em poder ter nossa escola preparada estruturalmente para receber os alunos. Aqui, temos a certeza de que eles terão um futuro próspero de muito aprendizado”, disse a gestora.

Espaço Maker

A EE José Seffair foi a 43º unidade escolar a receber a instalação do Espaço Maker – do projeto “Fazer para Aprender” -, que conta com a estrutura na qual os estudantes terão acesso a aulas de robótica e eletrônica, videomaker, impressão 3D, realidade virtual e aumentada, entre outras experiências.

O projeto fomenta o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.

A estudante Ketlen Diniz, de 16 anos, conta como foi sua primeira experiência no laboratório. “Eu nunca tinha entrado em um ambiente como esse, estou ansiosa desde já para que a turma toda venha para Espaço Maker e possam usufruir de todos os equipamentos que nos foi disponibilizado”, concluiu a estudante.