A programação é alusiva ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado ontem (18/08)

A comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), participa, neste sábado (19/08), de programação sobre a importância da saúde do trabalhador que atua diretamente com agrotóxicos e a destinação correta de embalagens vazias dessas substâncias químicas. A iniciativa ocorre na Escola Estadual Sérgio Mendonça de Aquino, na localidade. 

A programação é alusiva ao Dia Nacional do Campo Limpo, no dia 18 de agosto. Neste ano, a iniciativa é destinada a agricultores de Novo Remanso, cuja produção de abacaxi é reconhecida nacionalmente pelo sabor adocicado, baixa acidez e pela qualidade de produção, tendo recebido selo de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Ação mobiliza comunidade Novo Remanso sobre saúde do trabalhador na agricultura e descarte de agrotóxicos – FOTO: Antonio Barros Jr/Idam

A ação é realizada por instituições que integram o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Vigilância de Populações expostas a agrotóxicos (GT Agrotóxicos) do Amazonas. Na oportunidade, os produtores receberam orientações em palestras sobre os riscos à saúde associados ao uso de agrotóxicos. 

“O uso indiscriminado de agrotóxicos ou a ingestão de alimentos contaminados por resíduos de agrotóxicos podem resultar em complicações crônicas de saúde. A iniciativa é estratégica e se insere na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta no âmbito do Serviço Único de Saúde”, enfatiza Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

A exposição a essas substâncias químicas também pode afetar grupos vulneráveis da população, como crianças em fase de desenvolvimento e mulheres grávidas, segundo acrescenta Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP. “Iniciativas como a programação do Dia do Campo Limpo enfatizam a necessidade de adotar práticas agrícolas sustentáveis e seguras para evitar o risco de adoecimento para o trabalhador agricultor e os consumidores e, consequentemente, problemas de saúde pública”, afirma.

A mobilização do Dia do Campo Limpo no Amazonas está prevista no Plano de Ação Estadual do Programa de Vigilância a Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). Pela FVS-RCP, participaram da ação técnicos da Gerência de Recursos Não-Biológicos (GRNB), integrante do DVA, e do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-AM).

O evento foi voltado para agricultores da comunidade – FOTO: Antonio Barros Jr/Idam

Orientações e atendimento aos agricultores

A atividade conta ainda com orientações sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), além de serviços de saúde e atendimento de agricultores para esclarecimentos de dúvidas, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), e sobre elaboração de projeto, entrega de Cartão do Produtor Primário (CPP) e entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a carteira de serviços do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

“Estamos devolvendo à sociedade, de uma forma mais ampla, a informação quanto ao uso e o descarte desses agrotóxicos, porque, assim, a gente pode estar contribuindo para minimizar o impacto ao meio ambiente, mas também ao produto proveniente da agricultura sustentável”, destaca Radson Alves, diretor técnico do Idam.  

Representando os comunitários de Novo Remanso, Marinaldo Oliveira, destacou que a mobilização é importante tanto para a cadeia produtiva quanto para a cadeia consumidora. “É de suma importância esse movimento que o Governo, juntamente com os seus parceiros, faz na questão da preservação, tanto do produtor, quanto do produto e do consumidor final”, disse o comunitário. 

Logística reversa

Durante a programação do Dia Nacional do Campo Limpo, os comunitários agricultores de Novo Remanso puderam participar da ação de logística reversa para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A coleta foi realizada pela Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram), parceira da Adaf. Conforme a Adaf, as embalagens coletadas são enviadas para Boa Vista e seguem para São Paulo para a correta destinação.

Instituições participantes

Participam de forma estratégica da ação do Dia do Campo Limpo no Amazonas, a FVS-RCP, vinculada à SES-AM; Idam, Adaf, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Itacoatiara e Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Políticas Fundiárias de Itacoatiara. Pela iniciativa privada, apoiam a iniciativa a Fundação André e Lúcia Maggi (Fundação Maggi) e a Ihara, empresa de pesquisa e desenvolvimento de soluções agrícolas.