A Escola de Samba Meninos Levados, do bairro Praça 14, leva o título do Acesso B
A Sem Compromisso é a grande campeã do grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus e, após cinco anos, retorna ao Grupo Especial. No Acesso B, a Meninos Levados levou o primeiro lugar, subindo para o Acesso A no próximo ano. A apuração foi realizada nesta segunda-feira (05/02), no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, Sambódromo.
A tradicional escola de samba de Manaus, Sem Compromisso, pontuou 268,70, com o enredo “Nesse Encontro das Águas navega a audácia de um sonhador: Oswaldo Lopes, a trajetória do grande comunicador”, em homenagem ao jornalista Oswaldo Lopes, presidente do sistema de Rádio e Televisão Encontro das Águas.
O presidente da Sem Compromisso, Jonas Furtado, comemorou o título da escola, fundada há 44 anos, sendo a terceira mais tradicional de Manaus e que durante muitos anos figurou entre as especiais. “A gente lutou, trabalhou com afinco. Trabalhamos bastante e muito rápido. Agradeço a todos do barracão, a todos da nossa diretoria, às baianas, ao mestre-sala e à porta-bandeira. O Tucano voltou e voltou para o grupo especial, o lugar onde a gente não deveria ter saído”, comemora Jonas.
Para Andrew Lobo, o vice-presidente da amarelo e preto, o retorno às especiais reflete a história da escola. “É uma escola de 44 anos, que merece estar de volta ao grupo especial, pela sua cultura, pelo que já fez ao Carnaval, de sambas memoráveis, de carnavais inesquecíveis”, reforça Andrew, convocando a torcida: “Minha comunidade, hoje é festa na zona Norte! Comendador Clementino, vamos pra lá, meu povo! Sem compromisso voltou!”
A escola de samba Meninos Levados, da Praça 14, somou 266,90 pontos, defendendo o tema ‘‘Dos primórdios à interatividade, a arte de comunicar’’. No ano passado, a escola ficou em segundo lugar, e neste ano, levou o título e sobe o degrau. “Esse título dedico principalmente a minhas costureiras, ao meu esforço, ao pessoal do barracão. A nossa diretoria trabalhou incansavelmente dia e noite, 24 horas, nos últimos dias foram 24 horas de trabalho. Quero agradecer a todos vocês da imprensa. E ano que vem tem mais”, disse emocionado, o representante da agremiação, Dorival Júnior.
Também receberam troféus de segundo e terceiro lugar do Acesso A, a Acadêmicos da Cidade Alta (267,60 pontos) e a Império do Havaí (266,50 pontos). E do grupo B, Ipixuna (264,50 pontos) e Gaviões do Parque (262,60 pontos), respectivamente.
A mesa de apuração, presidida pelo diretor de Carnaval dos Grupos de Acesso, Iomar Brandão “Japonês”, foi composta pelo diretor de eventos da pasta de Cultura do estado, José dos Santos, além dos representantes do Grupo de Acesso de Cultura Popular (Gao) e da União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam).
As oito escolas do acesso B desfilaram no Sambódromo, na última quinta-feira (1º/02). E sexta (02/02), foi a vez do Acesso A. A programação deu início ao conjunto de ações que compõem o Carnaval na Floresta, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com os órgãos municipais.
O secretário de cultura, Marcos Apolo Muniz, parabenizou o empenho de todas as escolas de samba dos grupos de acesso “É sempre uma disputa muito acalorada, muito acirrada. Todos se dedicaram muito durante todo o ano, então todo mundo quer ganhar de alguma forma. Estão todos de parabéns”, afirma. “O Governo Wilson Lima deixa aqui o seu recado para todos os amantes de samba. Assim como vocês viram em beleza no Carnaval de 2024, certamente outras iniciativas serão implementadas no decorrer do ano, para o fortalecimento do nosso estado, e certamente no ano que vem teremos mais um grande carnaval”, finaliza o secretário.
Classificação completa:
Grupo Acesso A
1º Sem Compromisso
2º Acadêmicos da Cidade Alta
3º Império do Havaí
4º Presidente Vargas
5º Mocidade Independente do Coroado
6º Beija Flor do Norte
7º Unidos da Cidade Nova
8º Tradição Leste
9º Primos da Ilha (não desfilou)
Grupo Acesso B
1º Meninos Levados
2º Ipixuna
3º Gaviões do Parque Dez
4º Império do Mauá
5º Leões do Barão Açu
6º Legião de Bambas
7º Mocidade Independente da Raiz
8º Unidos do Coophasa