Os campeões de cada modalidade serão conhecidos dia 30 de julho

FOTO: David Martins/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A temporada do 66º Festival Folclórico do Amazonas (FFAM) Categoria Ouro, encerrou na quarta-feira (24/07), somando mais de 60 apresentações de danças folclóricas. O evento se estendeu por 13 dias no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus, alcançando mais de 100 mil espectadores. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o festival resgata as tradições do folclore amazonense e promove a visibilidade e difusão da cultura.

Ainda como parte da programação da Categoria Ouro do 66º FFAM, nesta sexta-feira e sábado (26 e 27/07), no Sambódromo, a partir das 20h, se apresentam os Bois de Manaus. Na sexta entram na disputa dos bois Clamor de um Povo, Brilhante e Galante de Manaus. No sábado é a vez dos bois Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão. A entrada é gratuita.

Celebração multicultural

Na edição do 66º Festival Folclórico – Categoria Ouro, as modalidades de danças folclóricas mergulham na cultura regional da cidade. A programação atraiu até quem acompanhou o festival de casa, por meio das plataformas digitais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Passaram pela arena do Povos da Amazônia as mais diversas modalidades: Quadrilha Tradicional, Povos Indígenas, Dança Regional, Nacional e Internacional, Ciranda, Quadrilha Alternativa, Cacetinho, Dança Afro-Brasileira, Quadrilha Cômica, Garrote Tradicional e Regional, Quadrilha Duelo e Dança Nordestina.

A apuração do resultado dos grupos folclóricos, onde serão definidos os campeões de cada modalidade, será dia 30 de julho, às 14h, no auditório Gabriel Gentil, Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA).

Jurados

Doze jurados foram selecionados para assumir o papel de juízes durante as apresentações do 66º Festival Folclórico do Amazonas. Conheça cada um deles:

Jéssica Figueiredo de Assis: Graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Jornalismo Digital e mestranda em Sociedade e Cultura pela Ufam.

Leonardo Najar: Graduado em Design e Artes Visuais, com mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Rio Grande do Sul, e ampla experiência como designer editorial, gráfico e diretor de arte.

Stephen Coffey Bolis: Graduado, mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente professor do magistério superior na Ufam.

Frank Queiroz Chaves: Graduado em História, pós-graduado em Metodologia e mestre em Sociedade e Cultura do Amazonas.

Wanderleia Dimas Barbosa: Licenciada em Dança, com especializações em Psicomotricidade e Arte Educação, e mestranda em Arte Educação pela Ufam.

Gilson Moura Victor: Mestrando em Artes, pedagogo e professor de artes, com experiência em música litúrgica católica.

Paulo César Marques Holanda: Doutorando em Artes Visuais, mestre em Ciências Humanas e licenciado em Letras, com experiência como professor de Artes.

Silvio Jânio Matos de Souza: Graduado em Artes Visuais, mestre em Ensino das Artes pelo Prof Artes, e atualmente professor com ênfase em Artes Visuais.

João Gustavo Kienem: Diretor e professor adjunto da Faculdade de Artes da Ufam, com doutorado e mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Andrea Melo do Nascimento: Mestra em Ensino das Artes, especialista em Educação a Distância e licenciada em Pedagogia e Artes Visuais.

Paulo Roberto Simonetti Barbosa: Graduado em Educação Artística, mestre em Engenharia de Produção e mestrando em Artes Visuais.

Lorena Monteiro Neres de Lima: Graduada em Licenciatura em Música e mestranda no programa de pós-graduação em Mestrado Profissional em Artes na Ufam.