As oficinas visam qualificação para a geração de emprego e renda às famílias atendidas
Uma história de sucesso no ramo da hamburgueria foi relatada a um grupo de 33 pessoas participantes da Oficina de Empreendedorismo sobre hambúrguer artesanal, promovida pelo Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, situado no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, na manhã desta terça-feira (17/05). O casal Jéssica Santos e Leandro Kniphoff, proprietários da JSK Burgers, falaram aos participantes sobre as várias tentativas de empreender, experiências de fracasso, e o caminho do sucesso, enfim.
O CECF Magdalena Arce Daou tem procurado envolver a comunidade em ações de empreendedorismo, visando a geração de emprego e renda para as famílias atendidas no local, que se encontram em situação de vulnerabilidade. Para isso, têm sido oferecidos cursos variados, como corte e costura, doces, salgados etc.
Uma das participantes da oficina, Michele da Silva Segedelo, 39 anos, trabalha com encomenda de bolos, pudins e ainda vende din-din gourmet. A dona de casa, que é frequentadora do centro, disse que agora se sente preparada para trabalhar com hambúrguer. “Trabalhar com alimentos é saudável e me inspira a criar novidades”, disse.
Morador do bairro São Jorge, zona oeste, Luiz Miguel Nascimento, 29 anos, ficou sabendo do curso pela esposa que participa das atividades no centro, e resolveu se matricular. Atualmente trabalhando numa empresa de telefonia como vendedor de planos de internet, Luiz disse ter interesse em migrar para o segmento de lanches. “Quero me profissionalizar na área que tem uma demanda crescente”, admitiu.
História de superação – Ex-publicitários, Jéssica Santos e o marido abandonaram a profissão para se dedicarem ao ramo da alimentação, abrindo um restaurante voltado para a venda de sushi. O negócio, no entanto, não teve sucesso e faliu. Então, o casal resolveu migrar para o ramo dos hambúrgueres e hoje comandam três pontos comerciais em Manaus que somam seis lojas.
Segundo Jéssica Santos, para um negócio dar certo é necessário estudar o nicho de negócio escolhido em sua profundidade e, a partir daí, partir para o mercado. “Tem que ser algo que você goste de fazer com prazer”, disse, ressaltando que o hambúrguer é um negócio rentável, mas se faz necessário criar uma identidade, um diferencial, para conquistar a clientela.