Exercício visa aprimorar procedimentos operacionais de segurança da rede de gás natural
FOTO: Cristiana Gomes/Cigás
Representantes da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) apresentaram o planejamento de mais uma edição do simulado de emergência da rede de distribuição de gás natural (RDGN) em reunião do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle do Amazonas, nesta terça-feira (06/08). O simulado será realizado no dia 28 de agosto, de 9h às 11h, no Distrito Industrial 1, zona leste de Manaus.
O colegiado é vinculado à Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEAGI/SSP-AM). É integrado por diversos órgãos das esferas estadual e municipal.
O exercício simulado da Companhia tem por objetivo aprimorar os procedimentos operacionais de segurança, por meio da avaliação da eficiência no atendimento de uma emergência real na rede de distribuição, visando garantir a normalidade do funcionamento do sistema de gasodutos e a integridade da comunidade.
Durante a reunião, o gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Cigás, Derjam Oliveira, explicou que, por meio do simulado, é possível avaliar o funcionamento de todo sistema descrito nos Planos de Atendimento à Emergência (PAE) e de Ação de Contingência (PAC) e o tempo transcorrido do acionamento para resposta da emergência. Outro aspecto salientado pelo gestor é que esse tipo de exercício também permite avaliar a integração entre os órgãos envolvidos.
Para a realização do exercício, a Cigás contará com a parceria, para atuação direta no simulado, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar, Defesa Civil estadual, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também terá o apoio da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Águas de Manaus.
FOTO: Cristiana Gomes/Cigás
Atualmente, a rede de distribuição de gás natural da Cigás possui 298 quilômetros de extensão. São mais de 20 mil unidades consumidoras (UC’s) contratadas dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.