Focos dos trabalhos para o biênio 2022-2024 será conclusão do Plano de Gestão da Bacia

O Comitê da Bacia Hidrográfica. FOTOS: Divulgação/Sema

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA) elegeu, nesta quarta-feira (13/07), sua nova diretoria, que irá liderar o colegiado para o biênio 2022-2024. A posse dos eleitos ocorreu durante a 14ª Reunião Extraordinária do Comitê, realizada na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Manaus.

Para esse pleito foi apresentada uma chapa única, que foi submetida à plenária e aprovada por unanimidade pelo Comitê. Pela eleição, o empreendedor social, líder do projeto Remada Ambiental, Jadson Maciel, segue na presidência, enquanto a vice-liderança é de Gilberto Ribeiro, representante da Associação dos Moradores do Flamanal.

Como secretário executivo foi eleito Jessé Rodrigues, representante da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Como vice-secretário executivo está Jó Fernandes, da Associação Mata Viva.

Segundo Jadson Maciel, a prioridade de atuação do Comitê será a conclusão do Plano de Gestão da Bacia do Rio Tarumã-Açu. “O Plano de Gestão da Bacia será o norteador de todos os conflitos que o Tarumã-Açu vem enfrentando, que não se restringem somente aos flutuantes, mas também aos esgotos. Ele servirá para que se encontrem as melhores soluções para todos os conflitos do espelho d’água”, ressaltou.

Em junho, a câmara técnica de projetos do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas (Cemaam) aprovou a realização do Plano de Gestão da Bacia por meio de recursos do Fundo Estadual Meio Ambiente (Fema). O Cemaam se reúne, nesta sexta-feira (15/07), para deliberação acerca do projeto, junto à plenária.