Novos conselheiros discutiram estratégias para fortalecer o setor após período de inatividade

Foto: Bruno Leão/Sedecti

O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Conecti) empossou, nesta terça-feira (05/11), durante sua 5ª reunião extraordinária, 13 novos conselheiros que representarão entidades estratégicas para fortalecer as discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O evento realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus, foi presidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa.

De acordo com o secretário Serafim Corrêa, a reunião marcou a retomada das atividades do Conecti, após 13 anos inativo, com o objetivo de fortalecer a política pública estadual de CT&I em todo o Amazonas.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

“Hoje reativamos o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Empossamos novos conselheiros que representam a sociedade e têm a missão superior de dirigir a ciência, tecnologia e inovação. Portanto, é um momento de recomeço, é um momento de retomada”, destacou Serafim.

Foram deliberadas na reunião pautas estratégicas para o avanço do setor. Entre elas, a votação da ata da quarta reunião, a apresentação das ações do Grupo de Trabalho (GT) sobre o Regimento Interno, com exposição do documento final, a votação da minuta do regimento e o plano de trabalho do workshop previsto para dezembro. Também foi realizada a apresentação das iniciativas do GT de Atualização do Marco Legal de Inovação.

O titular da Sedecti reforçou a importância do compromisso do Governo do Amazonas com o fomento à ciência, tecnologia e inovação. “O governador Wilson Lima entende que ciência e inovação são investimentos. Tanto assim que a Fapeam está entre as fundações de apoio à pesquisa que mais investem proporcionalmente no país”, afirmou Corrêa.

Foto: Bruno Leão/Sedecti

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, ressaltou o papel da fundação na implementação das políticas estaduais de CT&I. “A Fapeam tem um papel superimportante, operacionalizando essa política por meio de investimentos oriundos do tesouro estadual. A participação da fundação no conselho é fundamental para fortalecer essa política pública de CT&I”, revela.

Entre as instituições representadas pelos conselheiros empossados estão a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Polo Digital de Manaus, Fapeam, Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).