Projeto Amazônia Cine Sol foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas
Foto: Divulgação
Seguindo sua agenda de exibições, o Projeto Amazônia Cine Sol vai levar neste sábado (10/08), a crianças com transtorno do Espectro Autista, que participam dos atendimentos do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), localizado na rua 18, nº 380, bairro Alvorada 2, a partir das 18h30, uma exibição de filmes usando estratégias para uma interação respeitosa e agradável ao público especial participante.
O Projeto Amazônia Cine Sol foi contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Para a idealizadora da ação Liliane Costa, a cada ação do projeto dentro das comunidades, o Amazônia Cine Sol sempre precisa adequar-se às realidades peculiares de cada local. “Mas, realizar esta exibição de cinema no Eamaar, será um desafio gratificante a superar. Pois as crianças autistas possuem características comportamentais e cognitivas distintas, o que pode tornar a aproximação e a interação com elas um desafio para aqueles que não têm familiaridade com o espectro autista”, afirma.
Liliane declara ainda que realizar esta ação no Eamaar, vai necessitar de uma adequação que vai além do estrutural, pois muitas crianças autistas têm hipersensibilidade ou hipossensibilidade sensorial, o que significa que podem ser afetadas por estímulos sensoriais, como luzes, sons e texturas, de maneira intensa e desagradável. “Por isso, é importante respeitar as necessidades sensoriais da criança e evitar exposições desnecessárias a estímulos que possam ser desconfortáveis, mas a equipe está preparada e tudo será realizado com muito amor”, garante.
“Este sem dúvida será um dos eventos mais especiais e desafiadores que já realizados pelo projeto. Eu e toda nossa equipe, estudamos muito as características comportamentais e cognitivas para que possamos oferecer a eles, um evento agradável para toda a família”, diz, acrescentando que a equipe vai precisar adequar alguns dos comportamentos e instrumentos, para a execução da exibição dos filmes.
“A exemplo de uso do som ambiente, que vai estar funcionando em um volume mais baixo, não será feito o uso de apitos e a palhaça Lilika vai entrar em cena, porém menos eufórica do que de costume, mas trazendo todo amor e carinho que o público participante merece, ao aproximar-se de uma criança autista de maneira respeitosa e eficaz”, declara a idealizadora. “Além disso, a participação dos pais e cuidadores será fundamental para que essa exibição possa ser bem-sucedida”, pontua.
Foto: Divulgação
O projeto
O Amazonas Cine Sol é o primeiro cinema itinerante movido por meio de energia solar projetado para o estado do Amazonas. Após uma série de exibições no interior do Amazonas e em comunidades indígenas, o projeto agora está circulando por Manaus.
O Projeto busca valorizar a produção cinematográfica regional amazonense e temas de conservação e preservação da Amazônia. As exibições usam a energia do sol por meio de placas solares, para dar toda a eletricidade necessária em lugares de difícil acesso. Para cada exibição na capital, serão projetados curtas e longas com temas regionais amazônicos, de classificação livre para atender principalmente o público infantil.
O Cinema Itinerante Amazônia Cine Sol, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo para ações Audiovisual, e está sendo realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Cultural do Amazonas, Secretaria de Estado, Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do Instituto Comunidade em Foco, RVA Engenharia e DC Projetos.