Essa é a primeira vez que a capacitação ocorre no município; 33 servidores da prefeitura estão matriculados
Encerra-se no domingo (10/07) o primeiro Curso de Formação de Agentes de Trânsito (CAT) no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus). Trinta e três servidores da prefeitura municipal estão, desde o dia 20 de junho, tendo aulas com instrutores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
A capacitação tem carga horária de 200 horas, divididas em nove módulos com aulas teóricas e práticas. Após formados, os novos agentes estarão aptos a fiscalizar e a controlar o trânsito das vias do município.
“O agente de trânsito tem a finalidade de educar, fiscalizar e manter o trânsito mais seguro. A partir do momento em que há o agente nas ruas, as pessoas costumam seguir as regras de trânsito”, explicou o capitão Therson Lima, instrutor do curso e coordenador de segurança do Detran-AM.
Segundo o secretário executivo de Segurança Pública e Defesa Social de Benjamin Constant, Thiago Félix, que também é aluno do curso, após a formação dos agentes, a secretaria será responsável por controlar as operações dos órgãos de trânsito na cidade.
“Para qualquer agente de segurança pública é importante ser capacitado para atuar na área, atender a população de forma imparcial, dentro da lei, e, principalmente, salvar vidas. Esse será o nosso intuito”, afirmou.
Convênio
O CAT foi realizado por meio de convênio entre o Detran-AM e a prefeitura de Benjamin Constant, celebrado em abril deste ano.
Estão participando da capacitação os servidores do município que trabalham no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e na Guarda Municipal.
A realização do curso é mais uma etapa para que o município possa municipalizar o trânsito e, assim, celebrar convênio com o Detran-AM para fiscalizar as vias de Benjamin Constant, inclusive aplicando medidas administrativas e multas aos condutores que descumprirem as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).