Alunos destacaram a importância de cuidar da água para as futuras gerações

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Cacilda Braule Pinto, localizada na zona leste de Manaus, apresentaram, nesta quarta-feira (19/03), a culminância do projeto “Água em foco: consciência e sustentabilidade”, com apresentações culturais e exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O evento foi realizado em apoio ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

O projeto teve como objetivo promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da água e a adoção de práticas sustentáveis, por meio de ações educativas e mobilização social, visando a preservação dos recursos hídricos e a promoção de um desenvolvimento sustentável, que respeite a biodiversidade e as culturas locais.

“Os professores de Geografia, juntamente com os professores de Ciências, resolveram, em conjunto, fazer essa programação, que girou em torno de falar sobre as doenças causadas por uma água poluída e a verdadeira fonte de água, que nós precisamos preservar para não faltar”, ressaltou a diretora da unidade de ensino, Luciane de Castro.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Cuidar do Planeta Água

A programação aconteceu na quadra da própria escola, e teve início com apresentações culturais das turmas do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. A primeira turma apresentou o poema autoral “Planeta água”, levando a mensagem da importância da preservação dos rios amazônicos. E a segunda turma apresentou uma coreografia da música “Senhor das águas”, do Boi Garantido, retratando a luta dos povos originários pela proteção das florestas, rios e animais.

“Traz uma reflexão para todos nós, porque futuramente são os alunos que estarão à frente, sobre como será o nosso meio ambiente. A gente deseja um meio ambiente muito melhor, saudável, não só para essa geração, mas para as futuras também”, afirmou a coordenadora de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Educação, Thelma Prado.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Na quadra da escola, também houve exposição de trabalhos com banners, cartazes e maquetes retratando o ciclo da água e a função das bacias hidrográficas, o acesso à água nas regiões brasileiras, a elaboração de jogos educativos para conscientização em relação ao uso da água, além de saneamento, poluição e doenças de veiculação hídrica.

Durante a programação, os alunos foram os responsáveis pela aula, apresentando para o público os conceitos aprendidos anteriormente com os professores. Com demonstrações práticas, a dinâmica da água na floresta Amazônica foi exemplificada utilizando materiais recicláveis.

“Leva-se esse entendimento de que a escola é isso, um conjunto de aprendizado onde os professores ensinam os alunos, e os alunos ensinam a gente”, afirmou a coordenadora Distrital de Educação 5, Francisca Cunha.

Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Para os estudantes, sair do clássico ambiente da sala de aula para repassar o que foi aprendido é desafiador, mas também se torna um aliado na fixação do conteúdo. A aluna Giovanna Sobreira, 14, do 9º ano, apresentou um experimento que simula a criação de dióxido de carbono (CO2), através da mistura de água, vinagre e bicarbonato de sódio.

“Esse tipo de atividade, para mim, é muito interessante porque, ao invés de ver apenas o professor explicando, a gente consegue ver como, na nossa frente, é mágico”, declarou a aluna.