Com produção média anual de 21,3 toneladas de pescado, o estado conta como 1.432 produtores assistidos pelo instituto

Foto: Divulgação/Idam

No Dia Nacional da Aquicultura, comemorado nesta quarta-feira (20/03), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) destaca que o estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional, com uma produção de 21,3 toneladas de peixes, sobretudo, de tambaqui e matrinxã. 

Na agricultura familiar, a atividade representa 26,8% da produção estadual, um número que demonstra a importância do trabalho desenvolvido pelos técnicos do instituto em todo Amazonas, por meio de 68 Unidades Locais (UnLoc’s) e sete Postos Avançados, de acordo com a Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geap) do Idam. 

Atualmente, o Idam assiste 1.432 piscicultores amazonenses, com emissão e renovação de documentos essenciais para prática da atividade, tais como: Cartão Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), além da elaboração de projetos de crédito rural, entre outros serviços gratuitos. 

Foto: Divulgação/Idam

“O Idam tem papel fundamental para o crescimento e manutenção da aquicultura além da Região Metropolitana de Manaus e, principalmente, nas regiões mais afastadas, com o objetivo de prestar assistência e capacitação aos produtores”, disse a gerente da Geap, Karen Alves. 

A gerente explica ainda que a autarquia atua, principalmente, nos registros das propriedades rurais, na emissão e retificação do CAR e no licenciamento da atividade, do cadastro de aquicultura e nos licenciamentos subsequentes. Os documentos são fundamentais para os produtores poderem comercializar suas produções e ainda a terem acesso ao crédito rural da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). 

Foto: Divulgação/Idam