Unidades de ensino promoveram diversas atividades alusivas à data, na segunda-feira (10/10)
Palestras, concursos de desenhos, teatro de fantoches, redações e dinâmicas alusivas ao Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas (10 de outubro) marcaram a rotina dos estudantes da rede estadual de ensino na segunda-feira (10/10). As atividades buscaram conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de se estimular modos de refletir e agir sobre si e sobre o mundo, tendo no ambiente escolar a certeza de um espaço seguro e acolhedor.
A Escola Estadual (EE) Vicente Schettini, zona oeste da cidade, elaborou um teatro de fantoches para combater o bullying e conscientizar os estudantes sobre os malefícios dessa prática na educação e no desenvolvimento de quem é sujeito a ela.
Para a gerente da Coordenação de Saúde Escolar, Vera Hitotuzi, a data é importante pela capacidade de transformar realidades.
“No ambiente escolar, encontram-se diferentes sujeitos, com histórias e papéis sociais distintos, professores, alunos, merendeiras, porteiros, pais, mães, avós, avôs, entre outros, que produzem modos de refletir e agir sobre si e sobre o mundo e que devem ser compreendidos pelas equipes de Saúde da Família em suas estratégias de cuidado”, pontua.
A EE Professor Ernane Nascimento Simão, na zona leste de Manaus, realizou atividades com os estudantes abordando a prevenção de acidentes por meio de uma palestra dinâmica com técnicos em Segurança do Trabalho. Além disso, os estudantes participaram do concurso de desenhos, com a temática de prevenção de acidentes.
Em Manaus, as escolas das sete coordenadorias distritais participaram da data. Por meio de jograis e simulações, professores e alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a rotina de socorristas e de policiais militares, a forma como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atua na cidade e outras curiosidades.