Pontos de Entrega Voluntária (PEV) foram distribuídos em 30 locais estratégicos da ilha
Pontos turísticos e estratégicos do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) começaram a receber, nesta quarta-feira (22/06), os ecopontos da campanha “Recicla, Galera!” – promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Coca-Cola Brasil.
Ao todo, 30 ecopontos foram distribuídos por diversas zonas da cidade, onde há fluxo intenso de moradores e visitantes. As estruturas vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis – plásticos, metal e papel.
Segundo a secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, a instalação dos PEVs visa diminuir a quantidade de resíduos que vai parar no aterro da cidade no período do Festival Folclórico.
“Parintins já começou a receber turistas e é natural que a quantidade de resíduos gerados também aumente nesse período. Essa é uma das frentes de atuação da campanha ‘Recicla, Galera!’, para que Parintins possa ter o maior Festival Folclórico de todos os tempos, também, na área ambiental”, destacou.
Todos os resíduos recicláveis coletados aos ecopontos serão destinados à Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), gerando renda sustentável para 20 associados.
Confira os locais dos PEVs
- Aeroporto
- Aeroporto
- Avenida Amazonas Azul
- Avenida Amazonas Azul
- Avenida Amazonas Vermelho
- Avenida Amazonas Vermelho
- Canoeros Bar
- Canta Galo
- Canta Galo
- Esquina do Restaurante Coroas
- PAC
- PAC
- Porto
- Porto
- Praça da Catedral
- Praça da Catedral
- Praça da Liberdade
- Praça da Liberdade
- Praça Digital
- Praça Digital
- Praça do Canto do Açaí
- Praça do Mercado
- Praça do Mercado
- Praça dos Bois lado Azul
- Praça dos Bois lado Azul
- Praça dos Bois lado Vermelho
- Praça dos Bois lado Vermelho
- Auto Posto Chiquinho, Avenida Amazonas
- Praça do Japonês – atrás do Bumbódramo
- Praça da Onça
Sobre o ‘Recicla, Galera’
A campanha atua em quatro frentes distintas: educação ambiental, destinação de resíduos dos bumbás, fortalecimento dos catadores e estruturação da coleta seletiva em Parintins, com ações antes, durante e depois do festival.
A parceria foi firmada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), da Solar Coca-Cola e da empresa Santa Luzia.
A ação também envolve a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), bem como a Ascalpin, e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso.