Ação inédita visa a popularização do conhecimento e reforçar os laços entre a comunidade científica e a sociedade

Foto: Divulgação/Fapeam

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebe, até o dia 9 de janeiro, a submissão de propostas de cientistas interessados em concorrer ao Programa de Apoio ao Influenciador Científico em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)-POP Ciência/Fapeam, edital nº 018/2024. A ação inédita irá apoiar pesquisadores para atuarem como influenciadores científicos, com o propósito de ampliar a disseminação, popularização, difusão do conhecimento e fomentar o engajamento público com a pesquisa científica no Amazonas.

Com investimentos de R$ 802 mil, podem concorrer ao edital, pesquisadores com título de mestrado ou doutorado, vinculados à instituição de ensino e pesquisa do Amazonas. As propostas devem ser submetidas via SigFapeam, e os critérios e requisitos para participar estão detalhados na chamada disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0182024-programa-de-apoio-ao-influenciador-cientifico-em-cti-pop-ciencia-fapeam/

Foto: Divulgação/Fapeam

Conforme o edital, serão considerados influenciadores científicos áreas que abordem os seguintes temas: Ciências Naturais e Ambientais; Ciências da Saúde e Medicina; Ciências Exatas e Tecnológicas; e Ciências Sociais e Humanas. A divulgação do resultado final está prevista para o mês de abril.

POP Ciência/Fapeam

O POP Ciência/Fapeam também visa reforçar os laços entre a comunidade científica e a sociedade, enfatizando a relevância da ciência para o avanço social, econômico e ambiental, por meio da difusão dos resultados e impactos de pesquisas apoiadas (2023/2024) pela Fapeam e desenvolvidas no Amazonas.