O Emalca Amazonas 2022 será realizado a partir de amanhã (04/10) até o dia 14 de outubro
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a Escola de Matemática da América Latina e do Caribe – Emalca da Amazônia 2022, irá promover a partir de amanhã (04/10) até o dia 14 de outubro, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), um congresso internacional para conhecimentos teóricos e aplicados em diversas áreas da matemática: álgebra, análise funcional, otimização e sistemas dinâmicos.
O evento ocorrerá de forma presencial no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara, com transmissão pelo YouTube, além de uma palestra ministrada virtualmente, com acesso para inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczJ25mYTYHjjJ40cwWK0eH01njVIk58Pke_xnPbQs4ziIxDw/viewform
O encontro, apoiado pelo Governo do Estado, por meio Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), vai abranger estudantes dos municípios do Amazonas como: Coari, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Manaus, Parintins, Tabatinga e Tefé, além de estudantes, pesquisadores e interessados em Matemática residentes nas várias regiões da América Latina.
Conforme o coordenador e professor Elizeu Cleber dos Santos França, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o principal objetivo do Emalca Amazonas 2022 é contribuir com o desenvolvimento da Matemática na América Latina, especialmente no Baixo e Médio Amazonas.
Além de proporcionar aos participantes contato com pesquisadores conceituados nacional e internacionalmente, o evento foi planejado para colocar os participantes em contato com temas atuais e relevantes, para estimular o interesse pelo desenvolvimento das tecnologias em Matemática; motivar alunos de graduação a desenvolverem e participarem de projetos de pesquisa; e aperfeiçoar a formação dos participantes com os minicursos, que serão oferecidos durante a realização do Congresso.
O encontro será composto por quatro minicursos e 11 palestras. Os minicursos terão carga horária de uma hora e meia diárias, durante cinco dias. No decorrer dos dez dias do evento haverá palestras ministradas por convidados brasileiros e estrangeiros, com duração aproximada de 60 minutos cada.
“Nossa proposta é proporcionar aos alunos da região a oportunidade de conhecer temas atuais de pesquisa em diferentes áreas da matemática, ministrados por professores/pesquisadores conceituados, bem como motivá-los a realizar projetos de pesquisa, que complementem a graduação e estimulem os mais interessados a continuar a pesquisa por meio de pós-graduação”, destaca Elizeu.
Impactos
Como explica o coordenador, os impactos esperados devem ocorrer em três áreas. O primeiro impacto é o científico-tecnológico, com uma divulgação proveitosa de temas atuais e relevantes no cenário internacional, em diversos temas dentro da Matemática, estimulando a criação de novas linhas de pesquisas e cursos de bacharelados que atendam as demandas do Amazonas, em especial a região do Baixo e Médio Amazonas.
O segundo impacto é o econômico imediato, da contratação de empresas locais imprescindíveis para realização do evento como, por exemplo, as responsáveis pela transmissão, pelo cerimonial e pela criação de material gráfico. Além do impacto temporário no setor alimentício, de hospedagem e de transportes, normal com aumento do fluxo de pessoas na cidade.