Na ocasião, o instituto também realizou a entrega de documentos, entre CPP’s, CAF’s e CAR
Nesta terça-feira (19/12), produtores rurais de Manaquiri receberam implementos agrícolas orçados em R$ 179,2 mil, resultado de 18 projetos de crédito elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), responsável pela concessão do recurso. A entrega foi realizada pelo diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Foram entregues aos produtores rurais 12 motores, cinco canoas, dois monocultivadores, uma roçadeira e apetrecho de pesca. Na ocasião, também foi registrada a entrega de duas licenças de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), cinco CAFs, cinco Cartões do Produtor Primário (CPP) e um Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“A entrega de implementos beneficia pescadores artesanais e produtores familiares de melancia e mandioca do município de Manaquiri. Os equipamentos vão gerar mais qualidade de vida para os agricultores, mecanizando e proporcionando o crescimento da produção”, destacou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
Sobre a documentação, o diretor-presidente destacou a importância de o produtor rural estar devidamente ‘documentado’. “Esses documentos são indispensáveis para que os trabalhadores tenham acesso a políticas públicas e usufruam de benefícios voltados às atividades desempenhadas. Quem tiver dúvidas sobre o assunto, pode procurar uma de nossas 75 unidades locais e postos avançados presentes em todo o estado”, concluiu.
O agricultor Luís Brasil, 64, foi beneficiado com a entrega do CAF e destacou que o documento é fundamental para sua produção de macaxeira prosperar em 2024.
“Com documentos em mãos, agora vamos atrás do financiamento público para fazer a roça. O Idam nos auxilia com levantamento e o projeto, vai para aprovação e como hoje a gente vem receber uma roçadeira, uma canoa, um implemento que nos ajuda. Os técnicos que nos acompanham e tendo os documentos podemos ter acesso às políticas”, disse.