Entre os documentos emitidos estiveram 42 CPP’s e 35 CAF’s

Produtores rurais indígenas da etnia Tikuna, moradores da comunidade Nova Jerusalém do Maitê, localizada em São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com uma ação de regularização de documentos promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). Na ocasião, foram emitidos 77 registros, por meio da Unidade Local (UnLoc) do órgão no município.

Entre os documentos emitidos durante a atividade, que foi encerrada na segunda-feira (14/04), estiveram 42 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 35 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF).

“Essa ação é importante, pois busca fortalecer o manejo de lagos com ênfase no pirarucu, projeto desenvolvimento pela Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença em parceria com o Idam e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)”, destacou o gerente da UnLoc Idam/São Paulo de Olivença, Elian Martins.

Ainda conforme Martins, a ação teve como objetivo viabilizar aos produtores indígenas, engajados na pesca manejada do pirarucu, o acesso a benefícios como crédito rural e o Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA), além de formalizar a Associação de Manejadores de Pirarucu da Comunidade Nova Jerusalém do Maitê.

Na ocasião, o Idam também apresentou aos produtores informações sobre a monilíase, doença que afeta os cultivos de cacau e cupuaçu e, também, promoveu os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) disponibilizados pela UnLoc.