Ao todo foram vendidas mais de 10 toneladas de pescado
A primeira edição especial do Feirão do Pescado do Governo do Estado, realizado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), encerrou no domingo (01/12) totalizando vendas acima de 10 toneladas de peixes e um faturamento de aproximadamente R$189 mil durante três dias de evento.
A produção de pescado foi oriunda da piscicultura da região metropolitana e municípios próximos da capital, e ofertou três espécies de pescado: tambaqui, pirarucu e matrinxã.
Uma novidade apresentada no decorrer do evento, foi o reaproveitamento dos resíduos dos peixes que estavam sendo tratados no local. A equipe técnica da ADS, apresentou técnicas e orientações aos tratadores de cortes inteligentes para melhor aproveitar o pescado.
Após o processo de tratamento do peixe, as aparas com espinha passarão por um processo de reaproveitamento para fazer produtos como: quibe, bolinhos, linguiça, almôndegas e fish burger (hamburger de peixe). Todos produtos de peixe.
“Essas possibilidades que a ADS trouxe para o Feirão do pescado podem ser aplicáveis a todos os peixes de escama, desde o tambaqui até outra espécie de peixe popular de escama. O foco é agregar valor ao produto final e ter uma opção a mais do pescado no mercado ”, disse a engenheira de pesca da ADS, Eveli Cristiane.
A edição especial do Feirão do Pescado seguiu o mesmo padrão do evento já realizado durante a Semana Santa, com estrutura onde o consumidor pudesse encontrar além do pescado, legumes e frutas regionais, café da manhã , almoço e lanche da tarde. Nesta edição foram três dias realizados em dois pontos da Manaus.
Mais de 17 mil pessoas passaram pelo evento. Os consumidores da zona sul e proximidades puderam comparecer na edição realizada no Centro Cultural Povos da Amazônia. Já os consumidores da zona norte e proximidades, tiveram como opção o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.
A piscicultora Cândida Gonçalves, do ramal 14 Bons amigos, zonal rural de Manaus, destacou que o evento é uma oportunidade para pequenos produtores desempenharem sua comercialização com venda direta para o consumidor.
“ Essa edição do Feirão do Pescado que a ADS promoveu, foi muito bom para nós pequenos piscicultores porque nos ofereceu uma oportunidade de comercializar nosso pescado direto para o consumidor. Antes não tínhamos esse incentivo”, destacou.
Balanço
Já com a venda de produtos regionais, foram movimentados mais de R$ 143 mil, durante o Feirão do Pescado. “Foram três dias em que a ADS colocou à disposição dos consumidores manauara a oferta de pescado de qualidade e produtos regionais. E apoiando os pequenos produtores rurais no escoamento de sua produção e garantindo venda direto para consumidor”, destacou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.