O crescimento foi registrado em outubro, quando foram contabilizados 2.011 documentos, segundo o Idam
FOTO: Divulgação/Idam
No décimo mês deste ano, o Amazonas registrou a emissão e renovação de 2.011 Cartões do Produtor Primário (CPP). A quantidade contabilizada é 22,2% superior ao registrado em setembro (1.645 unidades), segundo dados divulgados, nesta sexta-feira (29/11), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão responsável pelos serviços relacionados ao documento rural.
No ranking dos municípios amazonenses com maiores registros de emissão e renovação de CPP’s, durante o mês de outubro deste ano, figuraram Iranduba, com 297 documentos, seguido por Rio Preto da Eva (162) e São Gabriel da Cachoeira (143).
Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, o avanço na regularização de produtores rurais no Estado é resultado das ações constantes das 75 Unidades Locais (Unloc’s) e postos avançados do instituto. “O CPP é um documento fundamental para o impulsionamento do setor primário e que garante uma série de benefícios aos trabalhadores rurais. Por isso, o Idam não tem medido esforços para garantir o acesso ao documento”, disse.
Alvino reforçou, ainda, que todas as UnLoc’s e postos avançados do instituto estão aptos para emitir e renovar não apenas o CPP, mas também os cadastros Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Ambiental Rural (CAR). “É importante que o produtor esteja com esses três documentos em dia para que, devidamente regularizados, garantam meios para devolverem suas atividades da melhor maneira possível, com o acesso a políticas públicas e benefícios que garantam a eles o aumento de renda e melhores condições de trabalho, por exemplo”, pontuou.
Mais dados
Além de alta na comparação mensal, quando comparados com outubro de 2023, os serviços relacionados ao CPP também avançaram, de acordo com o Idam. Dados apontam que o crescimento foi de 4,5%, já que no décimo mês do ano passado o número de Cartões do Produtor Primário emitidos e renovados foi de 1.924 unidades.
Já no acumulado do ano, entre janeiro e outubro deste ano, o Idam contabilizou a emissão e renovação de 20.589 CPP’s que, desde o mês de maio, passou a ter validade de quatro anos para melhor comodidade do produtor rural.