Encontro apresenta propostas pedagógicas e curriculares do Ensino Fundamental do Programa de Correção de Fluxo Escolar
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto realiza, nesta quarta (19/01) e quinta-feira (20/01), o 1º Encontro Informativo das escolas estaduais. Voltado para gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e apoio pedagógico, a atividade busca apresentar as Propostas Pedagógicas e Curriculares do Ensino Fundamental e do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Avançar, orientando os multiplicadores para o processo de socialização das informações para as equipes técnico-pedagógicas e professores da rede estadual de ensino do Amazonas.
Na capital, o encontro acontece de forma virtual nesta quarta-feira (19/01), no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h, por meio de reunião via Google Meet para as sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs). Na quinta, a partir das 9h, o encontro será transmitido ao vivo para as Coordenadorias Regionais de Educação, localizadas no interior do estado.
Para a secretária executiva adjunta pedagógica, Hellen Matute, o encontro é necessário para dar boas vindas à equipe escolar e apresentar as propostas pedagógicas para esse ano.
“Esse é um momento muito importante, pois a nossa intenção é alinhar o planejamento pedagógico e reforçar os laços entre a gestão administrativa e o trabalho realizado nas escolas, além de planejar as ações para este ano letivo”, enfatizou Hellen.
Durante a programação, os participantes vão dialogar sobre os instrumentos de monitoramento, a definição do Horário de Trabalho Pedagógico (HTP), dentre outros temas.
De acordo com o diretor do Departamento de Gestão Escolar, Júlio Meireles, a educação no Amazonas passa por um momento de implementação que iniciou em 2015 e teve como desdobramento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a construção do Referencial Curricular Amazonense (RCA), que serão efetivadas em 2022.
“Agora, nós estamos no outro ciclo de reunião com gestores do Ensino Fundamental porque uma nova proposta pedagógica também será implementada durante o ano letivo de 2022. Com isso, nós do Departamento de Gestão Escolar abordamos o papel ou a atuação do gestor frente a esses desafios, uma vez que o aluno é o protagonista na reforma educacional e nas ações que serão desenvolvidas durante o ano”, refletiu Meireles.