A partir das disciplinas de Artes e Educação Física, alunos promoveram o 1º Festival de Dança da unidade de ensino
FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Uma atividade pedagógica promovida pela Escola Estadual (EE) Professora Eunice Serrano Telles de Souza, localizada no Centro de Manaus, mobilizou os alunos do Ensino Médio e uniu o teatro e a dança, a partir das disciplinas de Artes e Educação Física. A iniciativa resultou no 1º Festival de Dança da escola.
Voltado para os estudantes de 1ª à 3ª série do Ensino Médio, a atividade teve como objetivo a imersão dos estudantes na prática da dança e do teatro, trabalhando aspectos motores e espaciais, além do desenvolvimento da socialização por meio do aspecto lúdico da dança. A primeira edição do festival ocorreu na tarde da quarta-feira (02/10).
Idealizado pelas professoras Geany Patrícia e Simone Oliveira, o evento uniu as disciplinas de Artes e Educação Física, utilizando a dança e o teatro como ferramenta artística e de aprendizado. Abordando temas como educação ambiental, abandono escolar e inclusão, os estudantes vivenciaram, por meio de apresentações, diferentes realidades do cotidiano escolar.
O evento contou com performances, apresentação de stand up e uma fala do estudante Samuel de Araújo sobre a importância da dança no contexto escolar. Durante as performances, os alunos trabalharam com artistas contemporâneos, dançando as canções da cantora Lana Del Rey, e também com clássicos brasileiros, dançando ao som das músicas de Gal Costa.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Maria Alice Mafra, a dança tem um papel relevante na vida dos estudantes, e realizar esse tipo de atividade interdisciplinar permite que eles possam colocar, de forma criativa e divertida, tudo aquilo que aprenderam em sala de aula.
“Faz bem tanto para o corpo, quanto para a mente, e é uma forma deles estarem aprendendo o conteúdo trabalhado dentro dos componentes curriculares de Artes e Educação Física. É um momento tanto de conhecimento, quanto de lazer para os nossos alunos, por isso é uma atividade bastante importante”, disse a diretora.
A dança e o aprendizado
Segundo a professora Geany Patrícia, uma das educadoras responsáveis pelo projeto, a dança apresenta diversos benefícios, auxiliando em habilidades psicomotoras, cognitivas e sociais. Para ela, o festival de dança também trouxe para os alunos a conscientização.
“As temáticas abordadas em relação à interpretação corporal fizeram com que os alunos refletissem o óbvio, a realidade, a sensibilidade e internalização dos fatores sociais que nos cercam”, comentou a professora.
O estudante Samuel de Araújo, 17, da 3ª série do Ensino Médio, realizou a abertura do festival com uma fala sobre a importância da dança. Para o aluno, a dança é muito importante para a formação do cidadão, porque contribui para a construção de cidadãos mais críticos e mais ativos na sociedade.
“A dança está inteiramente ligada. Como costumamos dizer, a dança é a ‘educação por meio da arte’ e ela promove essa educação, essa interação e essa socialização entre as pessoas”, completou o estudante.