As modalidades disputadas são os jogos de Fifa, Cálculos Mentais, Just Dance e o Free Fire
O uso do celular pelos adolescentes muitas vezes é visto com maus olhos pelos educadores, mas, a pandemia fez com que os aparelhos fossem agregados como forma de estímulo ao estudo, inclusive com jogos digitais. A interação é tão boa que nesta semana aconteceu a 3ª edição dos Jogos Escolares Digitais das escolas estaduais da zona leste de Manaus, com mais de 400 alunos envolvidos, na fase final.
A iniciativa é da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE 5), que coordena as escolas da área. O assessor de Educação Física Jorge Lelis foi um dos idealizadores dos Jogos Escolares Digitais. Ele conta que a ideia surgiu em 2020, logo após o retorno das aulas presenciais.
“Os estudantes se sentiam muito desanimados, pois na época, devido às restrições sanitárias, as aulas práticas de Educação Física haviam sido suspensas. Assim, nós estamos dando oportunidade para que esses estudantes tenham a chance de mostrar como são bons no digital. Aqui, eles trabalham em equipe, colocam a mente para raciocinar, descobrem novos hobbies, como a dança e até mesmo veem isso como uma profissão para o futuro”, frisa Lelis.
Ao todo, foram 34 escolas participantes dos jogos. As turmas eram de 1º ao 9º anos, dos Anos Iniciais e Ensino Fundamental e 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, com modalidades individuais e coletivas. As disputas começaram na terça-feira (02/08) e terminaram na sexta-feira (05/08).
Descobrindo talentos
A estudante da 3ª série, Débora Cristina, do Ceti Profº. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, foi uma das finalistas na modalidade Just Dance. Ela conta que dentro dos Jogos Digitais diz ter se descoberto com a dança.
“Muitos estudantes têm dificuldade de socializar com os jogos tradicionais de Educação Física, então é muito bacana que exista essa alternativa aqui na escola. Eu descobri um talento, que é a dança, e através desse talento eu posso descobrir melhor sobre meu corpo e sobre minha personalidade”, ressalta.
O finalista da 3ª série, Richarlison Ribeiro, da Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima, foi outro estudante a se classificar no Just Dance. O atleta digital sonha em ter na dança sua futura profissão. “Eu pretendo ser dançarino profissional e isso é muito interessante, pois a gente aprende uma música e depois damos tudo de nós para ensaiar. Para educação isso é ótimo, pois a gente aprende sobre como se expressar através de movimentos com o nosso corpo”, destaca.
Modalidades
Os Jogos Escolares Digitais envolvem quatro modalidades: Fifa, no qual os estudantes jogam partidas de futebol no console; Cálculos Mentais, disputada em dupla, onde os competidores precisam resolver problemas matemáticos mais rápido que seus oponentes; Just Dance, que é uma série de jogos de ritmos diversos, cujos participantes precisam reproduzir as coreografias apresentadas pelo jogo; e o Free Fire, que envolve estratégia e aventura.
Rikelme Kevin, aluno da 1ª série na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Cinthia Régia, foi um dos finalistas na modalidade Cálculos Mentais. Para ele, participar dos Jogos Escolares Digitais é um incentivo para seguir seu sonho. “Eu acredito que esses jogos nos incentivam, principalmente porque eu quero ser professor de Matemática e acredito que vai me ajudar demais”