O combate aos incêndios florestais é uma das principais modalidades de atuação da corporação

Com preparo técnico específico, os 200 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuaram durante o estágio operacional no segundo semestre deste ano, nas ações de combate aos incêndios, por meio das Operações Aceiro e Céu Limpo. A formatura da turma foi realizada, nesta sexta-feira (06/12), com a presença do governador Wilson Lima, no Comando Geral da corporação.

O envio da tropa de soldados para o interior aconteceu ao longo das fases da Operação Aceiro, que intensifica o combate aos incêndios na região sul do Amazonas, e na capital com a Operação Céu Limpo. O soldado Marco Fonseca, falou sobre a importância dessa experiência durante o estágio supervisionado.

“Fomos enviados ao interior, onde pudemos atuar ajudando a sociedade no combate às queimadas, principalmente no sul do Amazonas, arco do fogo, e foi importante para colocarmos em práticas o que aprendemos aqui, as técnicas de combate ao fogo. E com isso nós conseguimos lograr êxito na nossa missão”, disse o soldado Marco Fonseca.

FOTO: Alex Pazuello/Secom

A experiência enriquecedora também moldou o soldado Thiago Colombo. “Foi muito gratificante ainda no período de formação ter sido depositada essa confiança em nós, alunos soldados. O incêndio florestal demanda muito tempo de combate, muito preparo físico, esforço, dedicação e, graças a Deus, nós conseguimos vencer o desafio”.

Combate aos incêndios florestais

Entre junho e dezembro deste ano, o Corpo de Bombeiros combateu mais de 22 mil focos de incêndio no Amazonas, sendo a maioria na região conhecida como “Arco do Fogo”, no sul do estado. Com o reforço dos soldados, o CBMAM atua com mais de 800 agentes, entre bombeiros, brigadistas e Força Nacional nas missões de combate operacional deste segmento.

FOTO: Alex Pazuello/Secom

Formatura dos soldados

A formatura dos 200 soldados aconteceu nesta sexta-feira (06/12), sendo a primeira vez em mais de 10 anos. A turma ingressou na corporação em dezembro de 2023, por meio da convocação de concurso público das Forças de Segurança, realizado pelo Governo do Amazonas.

Ao longo de um ano de formação, os soldados receberam aulas teóricas e práticas de todas as modalidades de atuação operacional da corporação, entre as quais estão combate a incêndio urbano, florestal, salvamento veicular, resgate em altura, mergulho e busca e resgate em ambiente de selva. A partir da formatura, eles atuaram nos postos do Corpo de Bombeiros na capital e no interior, reforçando o efetivo operacional do CBMAM.