Reconhecimento destaca atuação na promoção da segurança alimentar para povos originários


O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) foi agraciado, nesta quinta-feira (27/02), com o Selo Mesa Brasil, um reconhecimento concedido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) a instituições que se destacam no combate à fome e na promoção da segurança alimentar.
O reconhecimento reforça o compromisso da Fepiam com a solidariedade e a sustentabilidade, beneficiando comunidades indígenas do Amazonas. Durante a Operação Estiagem, a fundação levou ajuda humanitária para mais 400 comunidades indígenas do estado, destinando mais de 320 toneladas de alimentos.
A conquista do selo reafirma os esforços da fundação em articular políticas públicas e parcerias que fortaleçam as comunidades indígenas, não apenas no acesso à alimentação, mas também na promoção da autonomia e do etnodesenvolvimento sustentável, segundo Joabe Leonam, diretor administrativo e financeiro da Fepiam. “Este reconhecimento reforça nossa responsabilidade em continuar promovendo ações que garantam a segurança alimentar dos povos indígenas. Nossa missão vai além da distribuição de alimentos: buscamos fortalecer a cultura e a economia das comunidades”, ressalta.
Selo Mesa Brasil
O programa Mesa Brasil, criado em 1994 pelo Sesc São Paulo, é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. Ele atua na arrecadação e distribuição de alimentos excedentes para instituições sociais que atendem populações em situação de vulnerabilidade.