No local, visitantes podem participar de jogos educativos, trocar resíduos por brindes, e ainda pontuar na disputa de reciclagem
FOTO: Diego Peres/Secom e Divulgação/Sema
O “Recicla, Galera”, a maior ação sustentável do Festival de Parintins, centraliza em um só lugar a conscientização ambiental, atividades interativas e geração de renda por meio da reciclagem. Até o momento, por meio do Espaço Sustentável, 560 moradores locais e turistas puderam se divertir, descartar corretamente seus resíduos, ganhar brindes e contribuir com o trabalho dos catadores.
O local foi ativado na segunda-feira (24/06) como central de coleta e triagem dos resíduos coletados pela Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), e ponto de encontro para atividades interativas e informativas sobre os impactos positivos da reciclagem para o meio ambiente. A grande adesão, segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, se dá, principalmente, pelas novas ações sustentáveis do Espaço.
“Nós ficamos muito felizes com essa participação tão grande das pessoas, porque é um sinal de que estamos no caminho certo, com a implementação de novas atividades, novas tecnologias, com uma maior proximidade com os brincantes, estamos na rota para fazer o Festival mais sustentável possível, e bater o recorde de reciclagem das edições anteriores”, afirmou.
Espaço Sustentável “Recicla, Galera”
O Espaço Sustentável “Recicla, Galera”, localizado na Praça da Liberdade, é coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). O local conta com jogos como Vira Roleta, Dominó, Quebra-cabeça e outros, além de áreas instagramáveis temáticas.
A área também está com uma novidade tecnológica este ano: as máquinas coletoras instaladas no Espaço, para que os torcedores dos bois também possam pontuar na disputa de reciclagem promovida pelo “Recicla, Galera”. O descarte de cinco ou 15 resíduos, de uma única vez, é recompensado com brindes exclusivos.
Todas essas atividades são coordenadas por uma equipe que fornece orientações sobre a separação correta dos resíduos e a importância da reciclagem. Além de conscientizar e engajar os participantes sobre a gestão dos resíduos, os visitantes são convidados a vivenciar experiências dos espaços temáticos e instagramáveis.
Adesão dos torcedores
A manauara torcedora do Caprichoso, Maria Auxiliadora, vem a Parintins para acompanhar o Festival desde 1997. Ela reciclou seus materiais no Espaço Sustentável e, além de contribuir com a ação, espera que seu boi leve mais uma vez o título de Campeão Sustentável na disputa de reciclagem.
FOTO: Diego Peres/Secom e Divulgação/Sema
“Um festival mais sustentável é ótimo. É muito bom reciclar para podermos ter um meio ambiente favorável. O Caprichoso foi bicampeão no ‘Recicla, Galera’ e vai ser tricampeão também, igual ao Festival”, declarou.
Martins Sanches, nascido no Peru, reside também em Manaus, e está em Parintins para torcer para o boi Garantido. Segundo ele, o projeto sustentável passa a mensagem do incentivo à reciclagem não só para o Amazonas, mas para o planeta.
FOTO: Diego Peres/Secom e Divulgação/Sema
“Essa programação do festival aproveita o povo que vem de fora e dá a mensagem tão importante de a gente reciclar o que dá pra reciclar, não só aqui, no mundo em geral. Com isso, nós podemos gerar uma vida melhor para todo mundo, não só para as pessoas, mas também para o meio ambiente. As plantas, os animais, todo mundo convivendo em harmonia, em saúde, eu acho ótimo essa ideia”, afirmou.
Sobre o ‘Recicla, Galera’
O projeto “Recicla, Galera” é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sema, e o Sistema Coca-Cola Brasil. A execução operacional é realizada pelo Impact Hub Manaus.
O projeto visa promover um festival mais sustentável, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram encaminhadas para reciclagem. A meta desde ano é superar as 8 toneladas.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). O Sebrae, a Solar Coca-Cola e a Associação dos Catadores de Parintins (Ascalpin) também são parceiros da iniciativa.