Com simpatia e bom humor, Jocirene Cavalcante opera o veículo há quase uma década no município
Foto: Lucas Silva / Amazonastur
Entre os 150 tricicleiros no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) apoiados pelo Governo do Amazonas por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Jocirene Cavalcante, 63 anos, se destaca pelo bom humor e por ser a única mulher a conduzir o veículo que é símbolo na ilha dos bumbás Caprichoso e Garantido.
“Eu sou feliz em ser uma tricicleira, porque gosto de trabalhar com o público. Como recebemos muitos turistas é uma oportunidade de apresentar nossa cidade e de conhecer outras culturas”, disse Jocirene, que opera o veículo sustentável para transporte de passageiros há quase uma década no município.
Ela relata que o primeiro contato com o triciclo veio após recomendação de amigos e que a condição de ser a única no ramo, que tem na maioria homens na função, é motivo de orgulho e motivação.“Eu me sinto privilegiada e estarei aqui até onde conseguir, porque nós mulheres podemos fazer qualquer coisa”, pontuou.
Foto: Lucas Silva / Amazonastur
De acordo com Jocirene, os visitantes preferem passear a bordo do triciclo para apreciar as belezas culturais e naturais da cidade. Durante o Festival de Parintins, os tricicleiros oferecem um City Tour com um roteiro especial que passa pelos principais atrativos turísticos com conforto e qualidade.
Na rota do City Tour estão a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, o Bumbódromo, a Praça da Liberdade, o Mercado Municipal, os galpões dos bois, entre outros atrativos. O meio de transporte é uma experiência obrigatória para quem quer desfrutar de tudo que a Ilha Tupinambarana pode oferecer.
“Venha para o Festival de Parintins e aproveite para andar de triciclo para conhecer de perto a rica cultura do Amazonas”, convida Jocirene.
Foto: Lucas Silva / Amazonastur
Investimento
Em Parintins, os tricicleiros fazem parte da Associação de Tricicleiros de Parintins (ATPIN) e da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), que recebem investimentos do Governo do Amazonas para reformar os veículos, incluindo pinturas e instalação de lonas novas na parte da estrutura, com a nova identidade do Festival. Também são beneficiados com uniformes novos.
Estrutura sustentável
Sustentável, charmoso e patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, o triciclo conta com uma estrutura de metal, coberta por uma lona que se move pelo guidão de bicicleta. O veículo surgiu na década de 80 e, atualmente, é símbolo do município, sendo peça fundamental para fortalecer o turismo local.