Policiamento comunitário também foi reforçado nas orlas, parques e praças da cidade
Foto: Giselle Simões/PMAM
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), realiza policiamento ostensivo com foco na prevenção de acidentes de trânsito em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com a participação de mais de 20 policiais militares do batalhão.
De acordo com o responsável pelo efetivo do BPTran na operação, tenente PM Jonas Souza, o policiamento está sendo realizado com três focos. O primeiro é o reforço da segurança nos cruzamentos do município, onde o índice de sinistros é alto.
“O foco secundário é a escolta de autoridades. Temos um efetivo de prontidão para atendermos essas demandas. O terceiro foco será a fiscalização de trânsito, que será de modo itinerante, sem barreira fixa e com autuações de trânsito, visando orientar condutores a utilizar equipamentos de segurança obrigatórios, tendo em vista a grande movimentação nesse período”, explicou o tenente Jonas Souza.
Foto: Giselle Simões/PMAM
Atuação da Ciclopatrulha
De acordo com o tenente PM Renato Albert, a Ciclopatrulha é mais um reforço da Polícia Militar do Amazonas no policiamento ostensivo nas ações para o 57º Festival de Parintins. O patrulhamento com a utilização das bicicletas está sendo realizado em locais onde veículos motorizados possuem restrição de circulação.
“O objetivo é fomentar o policiamento comunitário, estreitando os laços entre a instituição e a comunidade, a fim de obter resultados positivos. O policiamento está sendo executado em praias, calçadões, parques, praças e, principalmente, ciclovias e ciclofaixas, aumentando consequentemente a área de cobertura do policiamento ostensivo”, explicou o oficial.
Foto: Israel Amorim/PMAM
Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins
A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554 do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), (92) 98842-1741 da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na Ilha Tupinambarana.