Bois-bumbás Caprichoso e Garantido também participaram do ato

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Neste 28 de junho, data em que se celebra o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, os bois Boiola e Rasgadinho entraram no Bumbódromo pela primeira vez, com seus itens, em um ato histórico pelo respeito à diversidade. Exaltados pelas torcidas dos bumbás Caprichoso e Garantido, eles estavam acompanhados pela bandeira que representa a população LGBTQIAPN+, negros e refugiados.

A ação foi idealizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), além da Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH) e Rede Gay Latino.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou que o Governo do Amazonas entrou para a história ao promover o ato no Festival de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com a repercussão e o alcance que o evento tem.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

“Em 57 festivais, essa é a primeira vez [que eles se apresentam], é uma ação pioneira da Sejusc, em parceria com as agências da ONU, fazendo essa ação de inclusão e responsabilidade. ⁠A Sejusc possui diversas secretarias, dentro delas a Secretaria de Direitos Humanos, não seria diferente trabalhar pela diversidade de todos”, garante a secretária.

Parceira da Sejusc em ações de direitos humanos, a ACNUR esteve representada no desfile da bandeira. Laura Lima, chefe do escritório da ACNUR em Manaus, explica que a agência tem suas atividades voltadas para a proteção das pessoas que sofrem perseguição e devem deixar os seus lares em busca de segurança.

“Isso se aplica também para pessoas LGBTs, então, para nós, estamos falando sobre uma temática essencial, porque se trata de respeitar os direitos de todos. Apenas uma semana depois do Dia Mundial do Refugiado, o momento para celebrarmos a resiliência e a força das pessoas deslocadas à força, Parintins nos dá mais uma oportunidade para poder comemorar, celebrar e festejar essa diversidade e o encontro de culturas”, frisa a representante.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Representatividade

Nascidos da admiração pelo Caprichoso e Garantido, os grandes astros de Parintins, Boiola e Rasgadinho têm identidade própria e personalidade, e buscam espaço para ampliar ainda mais o alcance dos bois.

Priscylla Hickman Medeiros Cid, ama do boy Boiola, disse, emocionada, que o ato mostra que é possível que LGBTQIAPN+ ocupem os espaços que queiram, com o respeito devido a todos.

“Para a gente é uma representatividade muito grande. E não apenas estar lá, mas levantar a nossa bandeira, mostrar para que nós estamos aqui, a luta pelos nossos direitos, pelas nossas questões sociais de igualdade e representatividade, porque muitos de nós trabalhamos nos bois Garantido e Caprichoso, fazem parte, constroem o Festival. E fazendo hoje parte, mostrando um pouco do boi Boiola para a gente isso é muito importante”, diz a ama.