Materiais foram coletados de 36 Ecopontos do projeto, espalhados por diversas áreas da cidade

Foto: Alex Pazuello/Secom

O projeto ‘Recicla, Galera’ ultrapassou a marca de uma tonelada de resíduos coletados, em três dias de ação, em Parintins (município a 369 quilômetros de Manaus). O resultado foi contabilizado nesta quarta-feira (28/06), após pesagem do material no Espaço Sustentável, situado na Praça da Liberdade, no Centro da cidade. A meta é alcançar 5 toneladas em uma semana.

O “Recicla” é uma iniciativa promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Coca-Cola Brasil. O objetivo é promover um festival mais sustentável, incentivando os moradores locais e os visitantes a destinarem corretamente os resíduos recicláveis durante e após a festa. 

“Nós estamos muito felizes em alcançarmos essa marca em tão pouco tempo. Com esse resultado, é possível que na manhã desta quinta-feira (29/06) a gente consiga superar o total arrecadado na primeira edição do ‘Recicla, Galera’, em 2022. Todo esse material deixa de ser destinado a um aterro ou lixão, para ser efetivamente reciclado”, destacou a secretária Executiva Adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Fabrícia Arruda.

Ao todo, 1.4489,6 quilos de materiais recicláveis – entre plásticos, papel, papelão, vidro e metais – foram coletados desde a segunda-feira (26/07), quando os Ecopontos do “Recicla, Galera” começaram a operar. As estruturas funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), e estão espalhados por toda a cidade. Acesse o mapa com a localização ecopontos no link: http://bit.ly/3NN4BVk.

“Esse é um resultado muito importante pra gente, porque quanto mais coletamos, mais renda vamos conseguir gerar para a nossa categoria”, disse a presidente da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin).

Mesmo após o Festival, os Ecopontos ficam de forma permanente na cidade, contribuindo para a implementação da coleta seletiva no município. É o que reforça Victor Bicca, Diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, parceira na realização da ação.

“O programa ‘Recicla, Galera’ é uma iniciativa de impacto positivo para a cidade de Parintins. Juntos, através do engajamento da população e da promoção da reciclagem, estamos contribuindo ativamente para a preservação ambiental, a redução dos resíduos e o aprimoramento da qualidade de vida na comunidade. Estamos comprometidos em refrescar o mundo e fazer a diferença, além de criar um futuro sustentável, deixando um impacto duradouro e positivo para o festival e para a cidade”, disse.

Espaço Sustentável

O Espaço Sustentável “Recicla, Galera” vai além de um ponto de coleta, triagem e pesagem de resíduos. O local foi concebido para inspirar a mudança de visão e comportamento de moradores e visitantes, incentivando a destinação correta de resíduos na ilha, durante e após o festival. Desta forma, o espaço conta com um circuito interativo de atividades, jogos e brincadeiras. Quem participa das atividades concorre a brindes exclusivos, como copos e chapéus.

O Espaço Sustentável fica na Praça da Liberdade, situada na Rua Governador Leopoldo Neves, no Centro de Parintins, até o dia 3 de julho, das 8h às 17h.

Sobre o Recicla, Galera 

O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins, coordenado pela Sema Amazonas. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e a Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.

A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.