Evento realizado pela Fetam, com o apoio do Governo do Amazonas, acontece entre 29 de setembro e 13 de outubro

FOTO: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 18º Festival de Teatro da Amazônia (FTA), que, neste ano, acontece entre 29 de setembro e 13 de outubro. Os editais de seleção dos espetáculos para as mostras Jurupari, Ednelza Sahdo e Chico Cardoso estão disponíveis no link https://linktr.ee/FETAM até 30 de agosto.

O evento é apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura – Governo Federal: União e Reconstrução e Nubank, realização da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio da Weg e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

“Esse ano traremos novidades significativas, como a criação da Mostra Chico Cardoso, dedicada a artistas da Amazônia Legal, e a Mostra Jurupari, uma competição que destaca o talento dos artistas do Amazonas, aumentando a representatividade da região Norte”, comenta Árlisson Cruz, integrante da diretoria da Fetam, composta ainda por Cléber Ferreira, Gorete Lima, e Kelly Vanessa.

A programação traz 30 espetáculos, 14 trabalhos na Mostra Jurupari, uma competição dedicada aos trabalhos inéditos produzidos no Amazonas e dividida em oito produções da categoria adulto e seis da categoria infâncias; dez obras nacionais na Mostra Ednelza Sahdo e seis montagens na Mostra Chico Cardoso, que abrange produções dos estados da Amazônia Legal, como Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os projetos serão analisados pela comissão de seleção de acordo com os critérios de qualidade artística, técnica e estética; concepção do espetáculo; currículo/Portfólio do proponente; e originalidade da encenação.

O resultado vai ser divulgado no site da Federação de Teatro do Amazonas (www.fetam.com.br).

Premiação

Os espetáculos da Mostra Competitiva Jurupari concorrem a 20 prêmios, divididos em dez prêmios para categoria adulto e dez para a categoria das infâncias, no valor de R$ 2.200, cada. A premiação vai ser definida por um grupo composto por seis jurados.

Nas modalidades de adulto e teatro das infâncias, a premiação consiste
em dez categorias fixas, divididas entre prêmios artísticos e técnicos, além de quatro prêmios abertos, a serem definidos pela Comissão de Seleção.

Com prêmios artísticos vão ser contemplados “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Atuação de Ator ou Artista Não-Binárie”, “Melhor Atuação de Atriz ou Artista Não-Binárie” e “Melhor Dramaturgia”, enquanto os prêmios técnicos destacam “Melhor Cenário”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo”, “Melhor Iluminação” e “Melhor Design de Som”.