PROSAMIN MESTRE CHICO
Avança com obras do Prosamin+. Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As obras do Governo do Estado, na área do igarapé Mestre Chico, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), alcançaram cerca de 70% na sua execução. A intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+) está localizada em um trecho do igarapé entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã, zona sul da cidade.

Na fase atual, estão sendo executadas a concretagem das calçadas e a pavimentação das praças do novo parque urbano. Os serviços de macrodrenagem já foram concluídos em uma das frentes da obra, onde foi iniciada a pavimentação das áreas do parque.

A obra do novo parque urbano do Prosamin+ na área contempla obras de ampliação da rede de esgoto que o programa vem construindo no igarapé Mestre Chico desde sua primeira fase. O programa já havia construído 1,9 quilômetros de rede de coleta e, com a ampliação contemplada no Prosamin+, somam-se mais 995 metros de novas redes, totalizando 2,8 quilômetros de redes coletoras em todo o trecho do igarapé Mestre Chico.

Parque Urbano do Prosamin+

 A requalificação desse trecho do igarapé Mestre Chico contempla a construção de um novo parque do programa. O espaço contará com uma extensão de mais de 15 mil metros quadrados, dotadas de quadras para prática esportiva, academias ao ar livre, playground infantil, balanços, escorregadores e praças.

Interdição de trecho da avenida Tefé 

A próxima fase da intervenção prevê a interligação das obras de macrodrenagem, que são galerias onde o igarapé será canalizado, no trecho da avenida Tefé. Recentemente, o governo estadual realizou a interdição de um trecho da avenida Tarumã, para que obras de macrodrenagem do Igarapé fossem interligadas.

O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, ressalta que esse novo parque urbano do programa vem contemplar a população da zona sul da capital com mais espaços de convívio social e prática esportiva.

“Nesse trecho do igarapé Mestre Chico, realizamos o reassentamento de quase 600 pessoas que viviam sob os perigos das alagações. Hoje essas famílias vivem em condições dignas, e a população do entorno vai ser contemplada com uma ampla área de lazer e prática esportiva. As obras estão avançadas e até o final do segundo semestre, o governador Wilson Lima irá inaugurar mais essa grande obra da sua gestão”, afirmou Campêlo.