Entrega dos novos serviços na unidade de saúde ocorreu nesta sexta-feira (1º/07)

Retomada dos atendimentos oftalmológicos na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, nesta sexta-feira (1º/07). FOTOS: Divulgação/CBMAM e Diego Peres/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), retomou, nesta sexta-feira (1º/07), o serviço de odontologia da Policlínica Governador Gilberto Mestrinho (PGGM), além dos atendimentos oftalmológicos na unidade, que voltam a serem disponibilizados para a população. A policlínica também dispõe de um novo aparelho de eletroneuromiografia, que possibilita a realização de exame inédito na rede pública de saúde do Amazonas, na área de neurologia.

Para o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, a retomada dos serviços é um avanço que deve ser celebrado. Ele destaca o resultado positivo da parceria com o Corpo de Bombeiros para a gestão da unidade de saúde.

“Essa tem sido uma parceria muito promissora e que vem dando certo. Com esses serviços de odontologia e oftalmologia retomando, a população consegue buscar iniciar os tratamentos necessários de forma mais fácil e ágil. É um trabalho que reúne esforços para que mais pessoas sejam atendidas com qualidade. Essa é a marca do governador Wilson Lima, a preocupação em oferecer a melhor assistência à população”, disse o secretário.

O serviço de odontologia retoma os serviços com a sala com estrutura revitalizada, além de novos equipamentos e insumos, disponibilizados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), com quatro profissionais. Para o início das atividades, serão disponibilizados, inicialmente, os atendimentos nas especialidades de periodontia, cirurgia oral menor e periodontia.

Os atendimentos oftalmológicos retornam na PGGM, após um período de suspensão, e voltam a ofertar o serviço com capacidade de identificar as principais doenças oculares e iniciar o tratamento. A estimativa é que sejam disponibilizadas 320 vagas de atendimento em odontologia e 140 em oftalmologia, por mês.

O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Ximenes Muniz, acompanhou a entrega dos novos serviços de odontologia, oftalmologia e exames. Ele destacou que o Governo do Estado tem investido pesado na área da saúde, levando assim mais dignidade à população, e a PGGM é um exemplo desse investimento.

Exame

FOTOS: Divulgação/CBMAM e Diego Peres/Secom

Foi inaugurado ainda o aparelho de eletroneuromiografia para o serviço de neurologia da unidade. O equipamento será utilizado no diagnóstico de lesões no sistema nervoso periférico, exame inédito realizado na rede pública de saúde do Amazonas. Por meio do exame de eletroneuromiografia, é possível avaliar o funcionamento das fibras nervosas que comandam a sensibilidade, a motricidade e a integração dos músculos com os nervos do seu organismo.

Dessa forma, o profissional de neurologia pode avaliar o funcionamento integrado do sistema nervoso periférico, parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as ações voluntárias (como correr, falar e andar) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, entre outras) do corpo humano.

Acesso

O acesso para atendimento ambulatorial é sempre por uma Unidade Básica de Saúde (UBS). FOTOS: Divulgação/CBMAM e Diego Peres/Secom

Para realizar consulta oftalmológica, odontológica ou qualquer outro atendimento especializado na policlínica ou nas demais unidades ambulatoriais da rede estadual de saúde, é necessário primeiramente procurar um clínico geral.

O acesso para atendimento ambulatorial é sempre por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na qual o usuário recebe encaminhamento médico para inserir no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e aguarda o agendamento. A partir daí, o paciente será encaminhado para uma policlínica ou outra unidade que ofereça o atendimento especializado em oftalmologia, odontológico ou neurologia, conforme data do agendamento.