Ramal dá acesso a 35 hotéis de selva no lago do Maçarico, fortalecendo o turismo na região

FOTO: Divulgação/Seinfra

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a obra de pavimentação do ramal do Maçarico, situado na zona rural do município do Careiro Castanho ( distante 88 quilômetros de Manaus).

Com investimento no valor de R$ 15,7 milhões, a obra contempla a execução de serviços de terraplenagem, pavimentação em concreto asfáltico, drenagem e sinalização nos 11,91 quilômetros de extensão do ramal.

Nesta etapa, estão em execução os serviços de terraplenagem com limpeza mecanizada de camada vegetal, corte e aterro, e reforço de sub-base do KM 9 ao KM 11,91.

A obra, que está gerando cerca de 220 empregos diretos e indiretos, tem por objetivo garantir a trafegabilidade do ramal, proporcionando segurança aos usuários da via e fomentando o turismo na região.

Para o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, a obra vai ser de grande importância para o desenvolvimento econômico da região. “Há mais de 30 hotéis de selva no entorno do lago do Maçarico e a pavimentação da via vai atender não apenas os turistas, que movimentam a economia da região, como também as mais de 950 famílias de nove comunidades, que moram ao longo do ramal”, destacou.

Fomento ao turismo

Situado no KM 17 da AM-254, o ramal do Maçarico dá acesso direto ao lago do Maçarico, famoso pelo grande número de hotéis de selva existentes na região.

Com uma movimentação anual de aproximadamente R$ 64 milhões, o turismo é uma das principais fontes de renda para os moradores locais, sendo a pesca esportiva a principal atividade procurada pelos turistas.

Situado na região do Rio Negro-Solimões, às margens do rio Castanho, o município do Careiro Castanho, que integra a região metropolitana de Manaus, conta com uma população de 30.792 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao Censo de 2022.