Este ano, o evento terá na abertura a execução da “Missa da Coroação”, de Wolfgang Amadeus Mozart, com um coral de 130 vozes
Trinta e três coros de Manaus, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Maceió se apresentarão no 9º Festival Amazonas de Corais (Famcor), que acontece de 26 a 29 de setembro, sempre às 19h, em vários locais da cidade, incluindo o Teatro Amazonas.
A cerimônia de abertura será nesta quinta-feira (26/09), às 19h, na Igreja São Sebastião, situada na rua 10 de Julho, s/n, no Centro de Manaus. O evento, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, promove a cultura e a inovação artística na região de Manaus e tem entrada gratuita.
De acordo com o diretor geral do Festival Amazonas de Corais, Fabiano Cardoso, o festival tem a finalidade de reunir e promover grupos dedicados ao canto coral, além de contribuir com a formação dos participantes com oficinas de canto coral e técnica vocal.
“A importância do Famcor se mostra a cada nova edição. Esse ano mil cantores se reuniram sem disputa, mostrando o que tem de melhor em seus repertórios”, destaca o diretor. Ele também ressalta que a abertura do evento contará com a execução da “Missa da Coroação”, de Wolfgang Amadeus Mozart, interpretada por um coral de 130 vozes.
“O Festival vem se consolidando no mais importante da região Norte do Brasil, pelo tamanho e pela relevância, chegando em locais antes não atingidos, como por exemplo, nosso bairro da Compensa”, afirma.
O Festival de Corais é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com a colaboração da Academia Amazonense de Música. A realização do evento é da Premier Eventos e Cultura, sob a direção do Maestro Fabiano Cardoso.
Programação
Em setembro, a cidade de Manaus será a capital do Canto Coral, recebendo 32 coros que se reunirão para participar do festival. Confira a programação com as datas e os grupos participantes:
Quinta-feira (26/09), às 19h, na Igreja de São Sebastião, localizada na rua 10 de julho, s/n, no centro.
Coral do Amazonas; Coral Jovem do Liceu; Coral Adulto do Liceu; Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA); Coral do TJAM EJUD; Coral Infantil e infantojuvenil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; Coral Padre Umberto Guidotti; Coral União; Madrigal Amazonas da UEA.
Sexta-feira (27/09), às 19h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, situada na avenida Joaquim Nabuco, 1577, no centro.
Coral Municipal de Manaquiri; Coral Bom Pastor; Coral do Ceci 50+; Coral do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas; Coral da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Avenida das Torres; Coral da SEFAZ-AM; Coral do Vignola; Vozes das Cachoeiras.
Sábado (28/09), às 10h, acontece uma oficina de canto coral, ministrada pelo musicista Ezequias Guerra, no ESAT/UEA, na avenida Leonardo Malcher, 1728, praça 14 de janeiro.
Sábado (28/09), às 16h, acontece a oficina de técnica vocal, ministrada pela fonoaudióloga e musicista, Dhijana Nobre, no CAUA/Ufam, rua Monsenhor Coutinho, 724, centro.
Sábado (28/09), às 16h, no CAUA/Ufam, na avenida Monsenhor Coutinho, 724, centro. Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal); Coral Angelus; Coral União.
Sábado (28/09), às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na rua Castelo Branco, 99, no bairro Compensa.
Coral Apollo XXI; Coro Cênico Akalanto; Coral do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE); Coral Adulto Magdalena; Coral da UEA; Coral Adventu’s; Coral Adventista de Manaus; Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA)
Sábado (28/09), às 19h, no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, centro.
Coral do Instituto Federal de Alagoas (Coretfal); Coral da Iasd de Japiim 2; Coro de Câmara de Manaus; Coral do Amazonas; Coral da PGE – Procuradoria Geral do Estado do Amazonas; Coral Cosmos; Coral da Aliança Francesa de Manaus; Coral El-Shaday / Igreja Assembleia de Deus; Ministério de Madureira (IEADMM).
Para acompanhar a programação completa, acesse as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) ou do Festival Amazonas de Corais (@famcor_am).